Escute ou veja em outras plataformas
Se você tem mais de 40 e quer ficar em forma sem sofrimento, este episódio é para você!
Edward e Jeferson compartilham um plano prático para transformar sua saúde em apenas três meses.
Desde manter a motivação até estratégias eficazes de treino e nutrição, descubra como pequenas mudanças podem gerar grandes resultados. Sem lesões, sem dietas malucas—apenas progresso real.
Capítulos
00:00 - Introdução: Como ficar em forma depois dos 40
02:14 - A importância da motivação para alcançar a forma física
04:46 - O impacto da alimentação e hábitos saudáveis
07:14 - Exercício certo: Caminhada ou sprint?
12:04 - Suplementos que ajudam na saúde e na recuperação
13:35 - Levantamento de peso para preservar músculos e evitar lesões
18:49 - Redução de gordura corporal e testosterona
21:59 - Atualização do progresso do Edward no desafio fitness
27:56 - Frequência cardíaca baixa e sua relação com a longevidade
30:46 - O poder do exemplo: influenciando a família e amigos
36:40 - Os 20 hábitos essenciais para saúde depois dos 40
47:27 - Encerramento e chamada para ação
Links e menções no episódio
Thread no X sobre fitness: https://x.com/theoliveranwar/status/1879544604489666980?s=46&t=EpqxgkEACvEuZ0BuJtf_kA
Entrevista de Jordan Peterson com Tony Robbins: https://youtu.be/mMMQYz_vJFw?si=t3BvPIpGEglMv7SR
Livro "O Corpo de 4 Horas" – Tim Ferriss: Amazon: https://youtu.be/mMMQYz_vJFw?si=t3BvPIpGEglMv7SR
Junte-se a nossa comunidade de leitores para receber informações sobre desenvolvimento pessoal, saúde, metas, espiritualidade e empreendedorismo.
Você também ira receber o Guia para definir suas Metas. Venha transformar a sua vida e fazer deste ano o melhor de sua vida.
Transcrição do episódio.
Atenção: A transcrição abaixo foi gerada por Inteligência Artificial, portanto, pode haver alguns erros. Mas ela acerta a grande maioria das palavras.
Edward (00:01.326)
Olá, bem-vindo ao episódio 413 de Vida nos Trilhos. Se você tem mais de 40 e está lutando para manter a forma, prepare-se para mudar a sua vida apenas três meses. Com a motivação correta e plano de ação detalhado que a gente vai compartilhar agora nesse episódio, ficar forma pode ser mais fácil e agradável do que você imagina.
sem sofrimento, sem lesões, só resultado. Então prepare-se para surpreender-se. E aí Jefferson, você está forma? Estando acima dos 40?
Jeferson (00:44.693)
Eu poderia estar melhor, né? Mas eu acho que eu tô dentro aí da... Tô numa média boa aí, me considero cara bem tranquilo nesse sentido. Não tô nem no céu, nem no inferno. Estou com 45. Jovemzinho.
Edward (00:52.366)
Pô, você tá forma, né? Exato. É. Cê... Cê tá com que idade?
45, beleza, eu tô com 57, será que eu tô forma?
Jeferson (01:09.781)
Aí hoje eu não sei, você que tem que me dizer. Eu acho que você está bem, hein, para sua idade, você está tranquilo.
Edward (01:10.861)
Veinho, Mas o que você acha?
Edward (01:18.061)
Pra minha idade, é, você tá caindo aos pedaços, vai pra sua idade, você tá bem. Mas vai lá, dá o recado aí que você tem que dar recado.
Jeferson (01:23.029)
Tá bem...
é verdade. Vamos dar recado rapidinho, pessoal. De repente, o pessoal que está perdido aí, né, Dordur, a gente tem tantas maneiras, formas, ideias aí de começar a mudar a vida, mas na comunidade nossa aqui, que é a meta nos trilhos, a gente mostra realmente como você pode alcançar suas métodas. A gente tem método que ali pode te ajudar e te conduzir a ter os resultados que você deseja. A gente tem o manual do condutor para você
planejar as suas metas, tem o journal para acompanhar, a gente tem o nosso Zoom quinzenal. Então, se quiser saber pouco mais da nossa comunidade, acessa vidanos trilhos.com.br barra metas. E aí você vai colocar a vida nos trilhos.
Edward (02:14.861)
É isso aí! Então hoje a gente vai falar esse negócio aí, como você ficar forma, né? Parece uma pílula mágica, né? Sem sofrimento, sem lesões, Ficar forma três meses, tal, né? E eu vou até deixar no show notes, porque isso foi de De fio, a gente chama, ou thread, no X, que são uma postagem que tem uma sequência que eu vi lá no X.
Jeferson (02:27.093)
Eu quero isso, né, Edward?
Edward (02:44.046)
e eu vou deixar o link no show notes de exatamente da postagem que eu vi, uma postagem inglês de gringo lá, eu não conheço o cara, é meio aleatório, mas eu li, eu gostei dos pontos. Então a gente vai ver os pontos aqui e ver se fazem sentido. Primeiro lugar, Tem thread lá, fio lá no x, vamos ver se faz sentido. Então, primeiro pontinho aí, manter-se motivado.
Dentro dos seus objetivos de saúde, então qualquer ideia, você tem objetivo de saúde, estar forma, porque todo mundo quer estar forma, quer estar bem. Então, primeiro passo, o primeiro passo que você tem que fazer é manter se motivado pensando nos seus filhos. Pode ajudar a manter o compromisso com seus objetivos de fitness. E para mim isso bateu assim bem forte.
Porque lembra daquela história que eu contei pra você Jefferson? Que chegou dia de manhã, eu acordei e na época eu não estava forma, eu devia estar com uns 96 quilos por aí e não estava me exercendo, não estava fazendo nada, só trabalhando e comendo. E aí eu estava tomando remédio para colesterol, para triglicérides, uma aspirina para afinar o sangue
E ao mesmo tempo eu peguei
Jeferson (04:12.853)
O combo completo aí, Edson. belo combo.
Edward (04:17.165)
combo completo e aí naquela semana eu tinha pego uma gripe e aí eu ganhei mais três remédios então eu tava tomando seis remédios e eu pegando lá os remédios tudo de manhã e o meu filho nossa você tá parecendo hipocondríaco então meu filho falou isso deu uma... tapo na cara né ele era pequeno e aí e aí foi naquele momento lá mesmo que eu falei pô eu preciso fazer alguma coisa e aí hoje bom enfim
Jeferson (04:35.669)
na cara.
Edward (04:46.126)
Hoje a segue firme e forte aí. tô ano aí sem pegar a grife com o suco verde que tá aqui, O suco verde. Funciona, cara. E olha, eu comentei semana... essa semana passada eu senti aquela sinusite forte de lado tal, não sei o quê. Ela poderia ter evoluído por quadro de ter que precisar de antibiótica, porque se ela se torna bacteriana, porque...
Jeferson (04:53.013)
O protocolo lá que a gente discutiu da gripe funciona então.
Edward (05:15.789)
Você congestiona alguns vasos aqui, basta estar alguma coisa meio... Aí eu fiz uma lavagem nasal, monte de coisa ali e beleza, não aconteceu nada. Então, se eu não tiver com a imunidade boa, não ia dar certo, Mas eu achei legal isso porque assim, beleza, eu não tenho filhos, Edward. Beleza, mas pensa nos seus sobrinhos, na sua família, nos seus amigos, quando eu ponho... Por que eu quero ficar saudável?
Porque eu quero, mesmo estando na velhice, poder acompanhar meus filhos, poder não dar trabalho e muito pelo contrário, poder ajudá-los. Além de não dar trabalho, querer ajudar, querer estar presente, estar curtindo. É isso. Então, quando a gente pensa e põe nessa perspectiva, eu acho que é interessante você manter propósito forte para poder buscar o seu fitness. Por que ficar bem?
Jeferson (06:14.837)
É interessante porque a gente estava até comentando que anteriormente a gente estava... Ontem eu mandei podcast pro Edward, uma entrevista do Jordan Peterson com o Tony Robbins e ele fala no dos pontos do treinamento dele, ele bate muito inicialmente na questão do why, né? fala o porquê. Então a gente tem que buscar motivo. Você encontrou motivo pra cuidar aí?
da sua saúde foi o filho. E talvez cada vai ter que encontrar o seu motivo. Eu acho que o filho é uma família, Enfim, você é belo de propósito e ele é muito forte, né? Ele muito latente, né? Você ouvir isso do filho acho que mexe realmente contigo. Mas o exercício que a gente convida é... pra você que tá nos ouvindo, faça esse exercício que é o seguinte, né? Por que que eu quero ter saúde? Por que que eu quero melhorar?
Edward (06:47.693)
Sim.
Jeferson (07:14.613)
como o Edward falou, a imunidade, é esse motivo, é essa, é esse porquê que quando a gente resgata lá no fundo, que ele vai te dar condições de avançar, de entender o realmente o porquê. E quando a gente entende, a gente se torna muito mais resiliente e esse objetivo tem uma probabilidade muito maior de ser alcançado. Então a gente tem que ter sempre isso mente. Gostei desse primeiro item aí, eu acho que faz todo o sentido.
Edward (07:44.078)
Beleza, vamos para o número 2. O número 2 é assim, até vim procurar o original inglês aqui porque eu achei que tinha alguma coisa estranha. assim, opte por caminhar ou fazer sprint. Ao invés de você fazer cardio moderado, pode ajudar você no seu... a reduzir o estresse nas articulações e preservar massa muscular.
Então assim, o que ele quer dizer com esse post? Porque às vezes a pessoa fica correndo muito, corre, corre, corre, corre, é aquela corrida moderada, só a corrida moderada, então ela é longa e moderada e aí o que acontece com isso? Você está forçando as articulações, porque correr sempre vai estar, Você pode gerar leção. Então o que ele sugere? Caminhar ou fazer sprint?
Então eu até achei uma coisa interessante você, por exemplo, é claro que o sprint você também tem que tomar cuidado para não sair correndo muito porque aí é caminhar e depois com mais intensidade, você dá uma corrida com mais intensidade, tá, tá, depois caminha de novo, depois, né? Eu já até ouvi o Tim Ferriss falando isso de você fazer essa alternância, né? Entre caminhar e dar sprint, depois volta e você também tem alguns benefícios aí.
Então eu acho que faz sentido. O que você acha, Jefferson?
Jeferson (09:14.389)
Eu acho que sim, gostei, sprint com caminhada, eu acho que...
Edward (09:19.789)
Você me sugeriu sprint.
Jeferson (09:21.493)
Eu falei pra você, Porque o seu batimento cardíaco sobe e você começa a acostumar e elevar. E o seu VEO2 acaba subindo, enfim. Você vai conseguir ter uma resistência melhor. Só alguns cuidados, esteja mais aquecido, comece devagar e vai testando. Eu acho que o importante é sempre a gente se testar com alguns cuidados, com precaução. Mas realmente essa questão de você...
Edward (09:31.405)
É isso aí.
Edward (09:38.413)
E isso...
Jeferson (09:49.429)
fazer grandes percursos, pode realmente, a gente sabe, a gente está exposto à lesão, quem faz atividade física sempre vai ter essa exposição, então o cuidado é importante, aí a gente evita eventualmente algumas lesões e o sprint eu acho que é interessante, eu faço as vezes uns tiros assim, é legal.
Edward (10:06.509)
Isso. E eu vou te dar exemplo clássico. Você pega a maratonista e pega o pessoal que faz 100 metros rasos. É outro biotipo.
Jeferson (10:15.029)
é outro biotipo completamente diferente. O maratonista é mais franzino e o cara do sprint é mais... porque ele precisa de massa muscular para aguentar o sprint.
Edward (10:26.701)
Exato, exatamente. Então por isso que isso ajuda na preservação da massa muscular, porque quando você faz assim, longa distância e só, você na verdade vai consumir a sua massa muscular. Você vai, o biotipo tem que ser, existe uma coisa, eu não sou cientista médico, nada, de fisiologia, mas existe uma adaptação. Quando o corpo fica lá correndo, ele adapta, ele se adapta e naquele...
naquela adaptação ele para até o progresso que você quer então por exemplo você vê muito corredor maratonista de barrigudo por que? porque ele entra numa adaptação o corpo entra numa adaptação e aí não tem o efeito agora quando você está fazendo sprint ou construindo massa muscular aí sim você... massa muscular é uma coisa é segredo para uma boa vida após os 40
massa muscular esse é foco e para evitar lesão também
Jeferson (11:29.205)
Eu acho que o importante quando a fala de exercício de uma maneira geral é a gente ter o cuidado né então começa devagar vai incrementando mas também procurar variar fazer diferentes exercícios e fazer musculação fazer cardio então essa alternância inclusive de intensidade também porque não ela ajuda o seu corpo a não estar acostumado com exercício depois de algum tempo realmente ele acostuma então se você vai fazendo
Edward (11:56.781)
acostumou.
Jeferson (11:58.741)
essas variações você vai enganando ele e aí os seus resultados vão ser muito melhores. Terceiro.
Edward (12:04.205)
Muito bem, item 3, suplemento tipo óleo de peixe, colágeno, curcumina, é, cúrcuma, cúrcuma.
Jeferson (12:12.885)
Curcuma!
Jeferson (12:16.661)
É cúrcuma. Isso. É uma raiz. Isso. Isso.
Edward (12:18.829)
é curcumina, curcumin, porque vem do inglês, Podem ajudar a reduzir a inflamação e dor nas articulações. Colágeno a gente sabe que é bom, óleo de peixe por exemplo, óleo de ômega 3, tem muito ômega 3, né? Esses suplementos, inclusive tá no protocolo, né Jefferson? Certo? E cúrcuma você usa?
Jeferson (12:37.269)
no nosso protocolo, só procura lá.
Eu uso todo dia no almoço. Ele é anti-inflamatório.
Edward (12:43.821)
É bom, Então... Tá no protocolo!
Jeferson (12:49.365)
você pode nessas casas de produtos naturais, pode colocar uma colherzinha, enfim, aí tem várias maneiras, né, pode por no seu suco verde de manhã. Teve uma época que eu fazia bastante isso, eu usava mais no suco, agora tomou uma cápsulazinha, enfim, mas ok, eu acho que vale a pena, esses suplementos que você citou, todos eles realmente são mais ali para ajudar essa questão da inflamação e bora lá.
Edward (12:58.958)
é isso.
Edward (13:17.229)
muito bem então vamos ao quarto que é levantar pesos combate a perda natural de músculo com a idade e claro você faz através de treino de resistência você vê que o Iaco acordou né? está ouvindo o Iaco?
Jeferson (13:32.757)
Tô ouvindo o Yako, ele deu o ar da graça. Bem-vindo, Yako!
Edward (13:35.726)
Arda Graça. E, Yako, quem não conhece é o meu cachorro. Então, às vezes o pessoal... Eu lembro que quando eu era pequeno a questão de levantar peso era só para fisiculturista. Não existia esse negócio de levantar peso para outras idades. Na época, pelo menos, era muito restrito a público masculino e os caras que queriam fazer aqueles negócios de...
Mas hoje não, hoje pelo menos a gente vê que você entra numa academia, por exemplo, você vê muitas pessoas idosas lá fazendo levantamento de peso, porque já veio essa consciência de que a gente precisa estar levantando peso e a gente pode comprar alguns pesinhos, não precisa ser nada do outro mundo, né? E fazer exercício. Eu, exemplo, Jefferson, eu falei pra você que eu tô treinando o Kobudo, além do karate eu faço o Kobudo, que é o manejo de armas.
Então a gente maneja armas tipo bastão, tonfa, chaco, enfim. Eu tô no começo e tô mexendo muito com bastão. O bastão tem mais ou menos quilo, 800 gramas por aí. Então é leve, Você fala assim, isso aí não pode ser considerado exercício de peso? depois de uma hora e meia treinando com aquela coisa, meu caro, começa, aquilo parece que fica pesado.
você sente toda a sua musculatura cara é impressionante porque você tá lá com aquele negócio e você aí você tem que enfim então assim mesmo com peso pequeno vai ter efeito
Jeferson (15:18.133)
Tem tem efeito. acho que essa questão dos músculos, de a gente trabalhar, hoje a ciência evoluiu bastante e demonstra que a gente tem que trabalhar realmente os grupos musculares. O músculo, na questão do corpo como todo, na questão hormonal, ele ajuda... Cara, todos os benefícios possíveis e imaginários existem no levantamento de peso. Então a construção do músculo...
Ela não é simplesmente por construir músculo. Ela tem uma série de benefícios que vêm ali junto. Então tem todo o processo de construção e obviamente depois, posteriormente, a preservação dessa massa, ela te ajuda no envelhecimento, ela te ajuda a não ter problemas de articulação. Então são vários benefícios que a gente acaba... Nós estamos falando de ficar forma três meses. Então acho que os três meses talvez é uma alusão.
Mas ele é o início, se a gente conseguir estabelecer nesses três meses protocolo onde a gente vai estar treinando de uma maneira intencional, rotacionando, fazendo sprint, fazendo a musculação, a gente vai perceber benefícios imensos. E uma vez que você continuar isso ao longo dos anos, com certeza pessoa vai ter resultado muito melhor termos de saúde. E sim, eu acho que essa questão do bastão...
deve ficar pesado, Dorg? Depois de uma hora e meia ainda, eu acho que você... Você não fica cansado depois de treino tão longo assim? Você não sente fadiga, sei lá, no meio, no final? Como que é?
Edward (16:45.613)
Fica, fica pesado. Fica.
Edward (16:54.734)
Então, eu lembro que o sábado retrasado, que eu treinei o treino normal de uma hora e depois duas horas de... cara, eu fiquei cansado. Porque na verdade, no fundo são três horas de pé. três horas de pé. No finalzinho começa a meio... Começa a meio... Sim, sabe?
Jeferson (17:08.629)
Cobudô Figa ou não fica? Mas ele é produtivo? Isso, exato
Edward (17:21.549)
Mas sim, é bom, é bacana. É porque assim, também não é direto, a gente faz alguns intervalinhos, Depois a às vezes você está conversando, às vezes eu não estou fazendo, eu estou vendo uma pessoa fazendo, depois troca, não é assim. O tempo todo, né? Porque tem muita conversa, tem muita, vamos ver, aí você faz o movimento de novo, então assim, é...
Jeferson (17:24.341)
Tem a parte lúdica, claro, também, né? Então você acaba... É a técnica, né?
Jeferson (17:40.373)
Sim, sim.
Edward (17:48.846)
não é que nem uma aula de aeróbica, você não para minuto, não é! Entendeu? Não é! É, não é assim, três horas, não, não é assim! Então, tem muitos momentos que você vai estar meio parado olhando, vendo uma pessoa fazendo, aí depois você faz, ela te olha e...
Jeferson (17:52.341)
Entendi, cara tá dançando lá. Vamos pular corda pessoal, três horas pulando corda.
Jeferson (18:07.445)
Porque eu penso assim, realmente, acho que é tranquilo. Mas quando gente faz exercícios muito longos, também a tem que ter cuidado porque pode ocasionar... O corpo começa a ficar fadigado e a fadiga você se expõe a risco maior de lesão. Então tem que ter equilíbrio, acho que é importante. Mas legal, gostei.
Edward (18:20.365)
Sim, há uma lesão, exato.
A 5 é consequência da 3 aqui né o item 5 levantar peso três vezes por semana é recomendável para construir e manter a força muscular à medida que é invalhece então três vezes por semana né então beleza é bacana 6
Jeferson (18:39.637)
Perfeito, isso aí já cobrimos,
Edward (18:49.39)
priorizar a redução de gordura corporal vez de você fazer terapia de reposição de testosterona. É aconselhável para melhorar a saúde geral. Então eu já ouvi falar de terapia de reposição de testosterona, dizem que às vezes tem até homens, isso acontece muito né, porque quando a gente vai envelhecendo a gente vai perdendo a testosterona.
Mas eu não conheço essa relação entre redução de gordura corporal e... E vamos dizer assim... É... Dela ser melhor que uma reposição, claro. Aí você tem que consultar o seu médico pra ver. Mas converse com o seu médico pra ver... vem cá! Seu... Assim, pra mim é questão de bom senso. Beleza? Se eu reduzo a gordura... Provavelmente eu vou ter uma saúde melhor.
mesmo que eu não tenha que e talvez até evitar uma terapia de reposição de testosterona sei acho que é uma questão de consultar né que você acha já
Jeferson (19:53.141)
Então eu acho que tem que talvez nesse caso... Beleza, ok, vamos lá, vamos reduzir a gordura corporal, faça o protocolo, o Edward está aí firme e forte trabalhando para reduzir a gordura dele e eu acho que é importante porque a gente às vezes tem excesso de gordura, então temos que trabalhar e buscar índices melhores e com certeza a saúde de uma forma como todo vai melhorar. E claro, faça exames médicos, se você fizer exame, por exemplo, medir a sua gordura e depois ver que ela caiu.
Edward (20:04.429)
Sim.
Jeferson (20:22.357)
e quando você medir a gordura, seja também fazer o exame e ver o nível de testosterona. Se essa relação for observada onde cai a gordura e sobe melhor ali, nível talvez você não precise ter a reposição, mas eu acho que o mais indicado é fazer o exame. Vai lá, faz o examezinho, você vai ver qual é o índice que ele está, opa, está baixo, repõe, ficou bom, manteve, manteve, beleza, não vou continuar. Então...
Edward (20:40.301)
E é isso, país de zé mi.
Jeferson (20:49.877)
e fazer isso de uma maneira periódica e com constilamento médico como os médicos hoje têm. Então, existem as terapias, eu acho que elas são extremamente válidas, mas cada caso é caso. Mas eu acredito seriamente que a redução na gordura pode sim melhorar a saúde e uma das consequências positivas vai ser a elevação da testosterona, com certeza.
Edward (21:15.725)
Então, uma coisa que eu já ouvi o Tim Ferriss falando sobre castanha de caju. Castanha de caju ajuda muito pelo que eu entendi no nível de testosterona. Mas eu não sei se é verdade, não lembro. Eu peguei o comentário, veio agora, depois pesquisem aí. Vejam, castanha de caju é bom para testosterona? Não sei, não lembro.
Mas eu peguei, acho que foi o Tim Ferriss que falou. Já que gente está falando do meu protocolo aqui pra perda de gordura, tudo né? Deixa eu dar update, ó. Eu comecei com 83 e 75. 83 quilos e 75. E eu estava com 24 % de gordura corporal. Beleza? Aí hoje eu estou com 78 e 45.
Jeferson (21:59.925)
neles.
Edward (22:08.301)
quilos e 21.4 % de gordura corporal. Então assim, lento, gordura corporal é lenta, É mais fácil eu perder peso do que gordura corporal, meio esquisito isso. Meio esquisito isso, Você vai perdendo e é engraçado, né? Por exemplo, como eu tenho feito exercício constantemente,
Jeferson (22:30.389)
Acho que não.
Edward (22:38.414)
eu percebo que nenhum momento a minha performance piorou muito pelo contrário, ela melhorou então termos de carga e capacidade de força ela melhorou claro o aplicativo que eu uso é uma balança eu só ponho o pezinho
né... eu não posso dizer que essa balança ela é 100 % confiável todos os parâmetros dela, ela é uma referência eu uso uma referência né... beleza... mas sim, também observando como você diz né... a tem que observar o nosso corpo, perceber e observando o corpo eu falo não, sim, tem gordura aqui, dá pra perceber o gordurinha né...
Mas a coisa continua firme e forte, Só pra você saber, tá firme e forte...
Jeferson (23:30.741)
Quase 5kg eliminado, quase 3 % de gordura eliminado e continua firme e forte. É isso aí, Edward. Show de bola. Vamos nessa.
Edward (23:35.822)
Exatamente. Continua firme e forte. Inclusive tem brownie aqui casa, né? E eu não comi o brownie. Eu não comi o brownie. Mas assim, é engraçado que eu tô bem focado mesmo no objetivo assim, tá? E tô bem tranquilo. Quando eu sinto vontade de alguma coisa mais doce, né?
Jeferson (23:42.197)
Olha que delícia, ele vai te levar de três. Você não comeu isso aí.
Edward (24:03.853)
Eu acabo, às vezes, tomando o próprio shake de proteína, porque ele é docinho. Não que ele seja muito doce, não é. Mas agora eu acho que ele é, porque é incrível, Jefferson, quando você para de comer açúcar, você come mirtilo achando que aquilo é doce pra caramba. É diferente.
Jeferson (24:25.525)
é você ter o paladar vai mudando e você começa a perceber principalmente nas frutas você pode às vezes tomar o limão e achar que ele tá doce
Edward (24:30.989)
É!
Então, eu percebo o doce do limão, por exemplo, o choco verde eu acho agradável, não é?
Jeferson (24:36.565)
E aí?
não é mais tão sabor diferente.
Edward (24:43.245)
essa fala assim nossa não não olha que legal gostoso enfim vamos lá eu acabei de tomar o suco verde aqui para quem tá só ouvindo muito bem vamos lá vamos lá 7 7 é isso
Jeferson (24:54.773)
Vai lá.
Edward (24:56.046)
treinar grandes grupos musculares como peito, ombro, pernas, pode ajudar na produção de testosterona. A relação entre músculo e testosterona ela é grande e é isso mesmo. E esses grandes grupos musculares eu até já tinha visto Tim Ferriss falando no livro dele de quatro horas do corpo tudo que realmente às vezes a gente fica preocupado com aquele treino cara, monte de músculo mas às vezes você
pensando quatro, assim ó, tipo né, peito, flexão, né, ombro, levantamento de peso ou uma barra mesmo, puxar barra né, perna, agachamento, pronto, você já treinou três grupos musculares grandes e, não, né, mas o legal é aquela maquininha lá na academia, Edward, não, faz, agacha cem vezes aí, vamos ver se...
não fica bom entendeu então assim
Jeferson (25:56.469)
Faz dois minutos, faz uma prancha, dois minutos, André? Parece que é os dois minutos mais longos da vida.
Edward (25:59.63)
Prancha! Exato, prancha! Então assim, e a gente consegue treinar com flexão, por exemplo, e flexão, não tem só a flexão clássica, você pode fazer a flexão avançando o corpo pouco pra frente, que é dos princípios da calestenia, cara, você começa a puxar o ombro assim, nossa! É interessante!
Jeferson (26:21.045)
Se você fecha os braços pouquinho, se trabalha pouco mais os tríceps.
Edward (26:25.677)
eu trabalho com ele fechado e o braço na cintura, a mão na cintura faz a flexão assim na prancha quando você levanta o braço ele vai ficar meio que meio angulado é difícil pra caramba no começo não ia nenhuma agora já vai uma boa quantidade 3 séries de 8 né eu tô agora né então pra essa com ângulo né
Jeferson (26:47.029)
Tchau, samaz.
Edward (26:55.79)
a retinha é mais simples né mas isso é tudo eu faço dá pra fazer direto direto 30
Jeferson (26:59.189)
Quanto que vai na retinha? Vamos ver, como você está?
Jeferson (27:07.701)
Olha aí!
Edward (27:09.645)
Direto 30, outro dia tava o Jean aqui a gente ficou fazendo competição, deflexão. É amigo, é primo, primo meio emprestado. E barra também, barra dá pra fazer mais de 10 assim puxando aqui no básico, depende, se faz com o braço aberto já é mais difícil. Então, e a gente procura fazer nas variações, depois você para e começa outro.
Jeferson (27:13.781)
primo.
Edward (27:39.533)
E é simples, dá pra você fazer mesmo com pouco equipamento sem ir pra academia.
Jeferson (27:45.845)
Eu gostei do 8 Edward, que é o próximo aí ó, eu vou mandar aqui ó, que é a frequência cardíaca de repouso abaixo de 60, é sinal de coração mais saudável. Interessante né?
Edward (27:56.046)
reduzindo o serviço de frequência cardíaca. Então, você sabe que... Não, eu sabia e assim, e outro... Assim... A minha frequência cardíaca sempre foi baixa. Porque eu corro desde que eu tinha 15 anos de idade. Eu comecei a correr. Na época, ninguém corria, Jefferson. O pessoal não... Era... Você viu cara correr e não parecia doido, né?
Jeferson (27:58.997)
Eu não sabia disso.
Deixa eu até ver aqui como está a minha frequência cardíaca.
Edward (28:24.941)
não era muito comum, hoje dia já é mais comum então hoje, exemplo, tava até te comentei né minha esposa teve que fazer uma visitinha no hospital e aí teve que ir lá na emergência e aí sem entrar muitos detalhes, mas ela tá bem, tá tudo tranquilo e aí na emergência fica aquele oxímetro na ponta do dedo né e óbvio né
o cidadão aqui não tem nada pra fazer enquanto ela tá indo pro banheiro voltando eu fico enfiando oxímetro no meu dedo ali pra ficar olhando como é que não as colores. Você acredita que de pé a minha praticamente cardíaca tava dando 57?
Jeferson (29:06.613)
Cri-Git.
Edward (29:08.109)
Eu tava lá assim, porque eu tava assim, paradinho, quietinho, tranquilo, e eu fiquei, caraca, velho. Depois aí você mexe pouquinho, daí começa a aumentar, né? Mas chegou uma hora, falei, caraca, velho. Tá de boa. Hum?
Jeferson (29:20.341)
Eu vi aqui, Edward. Eu não sabia. O meu, nessa noite de sono, foi 54. Frequência cardíaca médica média repouso. Ontem, ontem, 52, 57, 58, 54. Tá ruim, não. Por isso que eu achei interessante esse parâmetro. Eu não conhecia essa sinalização, mas significa que o risco de doença cardíaca não tá elevado. Então, tô fazendo a corrida e a musculação tá funcionando bem.
Edward (29:35.469)
Tá bom?
Edward (29:48.91)
Frequência exatamente, e a recuperação da frequência cardíaca também é muito importante. Toda vez que a faz teste ergométrico, o pessoal vê o tempo de recuperação. E eu lembro que eu... O meu também. Então assim...
Jeferson (29:59.445)
O meu é fã. O meu é ótimo. Ele cai, inclusive a pressão lá, ele sai, ela volta, ele 12 por 8, rapidinho. cara falou, o médico falou pra mim, nossa, impressionante, você já voltou, tá tudo belezinha. Fica paz.
Edward (30:05.965)
É... É...
Edward (30:11.437)
Exatamente, exatamente. Esse é o ponto. E eu sempre quando eu corria lá na minha adolescência, a gente não tinha equipamento, né? Então eu terminava a corrida e ficava contando. Pra ver se eu tinha recuperado, porque eu seguia o método do doutor Kennedy Cooper, que inventou o método Cooper. Eu tenho o livro até hoje aqui, tá amarelado o livro. E ele já falava dessas coisas assim, então...
é curioso né? Eu fico lembrando dessas coisas eu falo cara eu realmente não era cara muito normal. cara meio esquisito. Muito bem, é... 9. Ser exemplo de fitness para os filhos pode influenciar positivamente seus comportamentos de saúde. Bom, eu acho que eu posso dizer isso com carteirinha. Aqui casa o pessoal não era muito fã de academia.
Jeferson (30:46.229)
É, o cara é esquisitão,
Edward (31:11.661)
Agora minha esposa faz, meu filho está fazendo boxe, então assim... E eu sou bem assim mesmo, eu não fico falando, faça isso, faça aquilo, faça isso, faça aquilo, não, eu procuro fazer. E pronto, e isso vai acontecer, se você que está nos ouvindo começa a agir dessa maneira, você vai ver que vai influenciar outras pessoas a quererem começar alguma coisa. Elas vão se inspirar no que você está fazendo.
Jeferson (31:24.917)
Beleza.
Edward (31:41.581)
É impossível as pessoas não se inspirarem, nem que seja pouquinho.
Jeferson (31:45.877)
É, acho que sim. E como você falou, quem está próximo também, os filhos, às vezes amigo, irmão, pai, eles acabam observando esse comportamento e aí você acaba melhorando a sua saúde como todo. Você falou, sei lá, você está aí no protocolo, tem o docinho na sua casa e você não come. A pessoa vai, putz, ele não está comendo. Ok, então às vezes tudo isso acaba influenciando a dieta,
Edward (31:54.989)
Sim...
Edward (32:09.709)
Sim.
Jeferson (32:15.989)
E você vai se sentindo melhor também, você com você mesmo. Então isso também é importante, Você se sentir bem como você está e esse cuidado ele vai contaminando ali, ele vai gerando, ele vai reverberar no seu entorno. E claro que algumas pessoas vão se inspirar e outras vão achar que... E a gente ouve isso, pô, mas...
Edward (32:28.749)
Desatado.
Jeferson (32:40.725)
Você conseguiu treinar já hoje? Já treinei. Às vezes, na hora que pessoa está acordando, eu já fiz tanta coisa. E as pessoas às vezes não fazem isso. E tem uma questão muito da cabeça, gente cuidar da nossa mente, do nosso... E a pessoa fica ali, não, eu não vou conseguir, não, eu nunca fui. E às vezes você quebrar esse... É ruim, é difícil, então... Não é fácil. É possível.
Edward (33:01.229)
É... nunca é fácil, nunca é fácil, mas a gente vai começando... Então assim, você falou olhar para brownie é fácil e não comer? Claro que dá vontade de comer. Mas por isso que eu tenho o meu substituto. Por exemplo, eu falei do mirtilo, morango, alguma coisa, principalmente essas frutas mais cítricas, né?
elas têm menos carboidrato tudo né então eu tô me abraçando com essas coisas né porque assim é criar substitutos e manter a mente aí depois cada vez que você vence uma coisinha você começa a se sentir pouco melhor né então é tudo progressivo né então
Jeferson (33:43.573)
É, eu acho que sim. E na mente, Tem muita coisa aí que essa questão das emoções, a gente ter esse controle emocional não é fácil, é exercício. Então, exatamente.
Edward (33:53.838)
se incentivar. É, pois é, não é fácil. Bom, vamos na décima. Olha, a décima é uma coisa que você falou. Você já falou dez, agendar checkups de saúde trimestrais, bem, talvez não trimestrais, mas pelo menos umas, uma vez por ano, no mínimo, né? Isso, de repente, duas vezes, mas uma vez por ano, acho que já é uma, tem gente que não vai no médico nunca, né? Assim, foge do médico, não, é bom dar uma olhadinha, né?
Jeferson (34:19.253)
É.
Edward (34:23.661)
Porque o exame de sangue revela muita coisa. Mas aí você falar, não, eu não quero ir porque senão vão descobrir monte de coisa, vão me dar monte de remédio. Não, vá no caráter preventivo. Também não precisa entrar no médico e aceitar tudo que ele vai te entregar na hora. Você pode consultar outros, solicitar tratamentos alternativos, enfim. Então, sim, check-up vale a pena.
Jeferson (34:27.349)
O que
Jeferson (34:49.845)
Eu acho que... Eu acho que o checkup, inclusive, eu preciso agendar o meu. Tô meio atrasado. Mas vamos lá, eu acho que não é só necessário, como ele é importante, porque às vezes ele pode te dar choque, que é o que a gente precisa muitas vezes. Então, às vezes a gente vai ter caminho que a gente tá indo, que ele é bem nebuloso e meio dark, aí a pessoa vai ver, puxa, tô indo num caminho errado.
E talvez aquele exame pode revelar algumas coisas que vai fazer com que você mude comportamento. Infelizmente, às vezes acontece isso, Às a pessoa não muda pelo bem, então às vezes vai mudar pelaquela notícia ruim, pelo aquele possível problema. E às vezes esse check-up pode ser o gatilho para que ocorra uma transformação, mas aí a gente tem que deixar e fazer com que isso aconteça. A gente está falando de ficar forma, de viver mais, enfim, então...
Edward (35:23.373)
Sim.
pelo mal.
Jeferson (35:43.669)
Acho que o check-up não só é importante do ponto de vista de todos os marcadores, como do ponto de vista psicológico mesmo pra gente, dessa questão emocional. De repente eu encontro problema e às vezes é isso que as pessoas têm medo, né? Puxa, vou encontrar problema. Então, às vezes você encontra o problema, verifica qual é o protocolo que você pode fazer pra reverter e começa a trabalhar nesse sentido. Então, quanto antes trabalhar, melhor. Porque se você deixar lá pro final, aí a probabilidade talvez de resolução seja muito menor.
Edward (36:13.901)
verdade é isso aí já é pessoal a gente tá numa encruzilhada agora a gente tem mais 10 aqui ou a gente faz outro episódio ou eu faço batidão nos 10 aqui nos outros 10 que você acha sei não sei não não eu tô olhando os outros 10 eles não são muito diferente do que a gente veio falando tá
Jeferson (36:31.381)
Sei não. O que tu acha? Sei não.
Jeferson (36:39.637)
Então vamos falar rápido.
Edward (36:40.59)
Então vamos falar rápido nele. vamos lá. gente já falou aqui, então onze, atividade física regular e dieta saudável pode fazer você parecer e se sentir mais jovem. Gente, isso aqui é o óbvio, mas a gente não faz o óbvio. Essa é a verdade. As pessoas não fazem o óbvio. Então dieta saudável, pessoal. Aquilo que vem da natureza e exercício físico regular.
Jeferson (36:52.341)
show.
Edward (37:05.965)
de preferência todo dia sem se descabelar. Décima segunda, dormir pelo menos sete horas por noite é crucial. Isso é fundamental. Sono, acho que é o primeiro. Está nos nossos pilares, não é Jefferson?
Jeferson (37:25.205)
Tá lá. Verdade.
Edward (37:27.405)
é sono, movimento e...
Jeferson (37:30.613)
é a disciplina 5, A tria de sam, sono, alimentação e movimento.
Edward (37:35.79)
Exatamente, tá tudo aí, ó, sono, alimentação, falamos no nível anterior e movimento, é isso, a tria de Sam é matadora. Décima terceira, manter fortes conexões emocionais e física contribui para felicidade.
Jeferson (37:42.997)
Não sei.
Acerco.
Edward (37:54.094)
é você manter círculo de amigos, se você de repente tem Por exemplo, eu lá no meu grupo de karate, então você tem essa conexão humana, o seu grupo de corrida, o seu grupo da natação, enfim. Isso faz bem. Então procurar esses grupos e estar ligado a eles.
Jeferson (38:18.933)
Se eu não me engano, Eddard, acho que é o episódio 390, a gente fala sobre a felicidade. Acho que é o estudo de Harvard lá que o pessoal fez. E outro dia, inclusive, eu ouvi uma cientista falando com o Hilberman, ela falando das questões de conexões sociais relacionadas não só à felicidade, como à longevidade e uma longevidade de qualidade, ou seja, às pessoas que têm fortes vínculos relacionais.
com outras pessoas conseguem não só serem mais felizes, menos rabugentas, e viverem mais e melhor. Olha que interessante, Justamente por ter as conexões. E aí, é dos estudos mais longos que existem sobre felicidade. Inclusive, ele é feito países nórdicos também, né? Tem indicadores de vários lugares, porque aí você consegue...
Edward (38:57.902)
O que
Edward (39:13.997)
Tem uma boa demografia, né?
Jeferson (39:15.605)
Exato, então é a ciência que está aí nos dizendo o que nós podemos talvez ajustar nas nossas rotinas para conseguir viver mais e feliz. Então conexões emocionais, conexões pessoais e sociais são importantes.
Edward (39:31.15)
Muito bem, décimo quarto, reduzir o consumo de álcool. Se puder cortar, melhor, porque o álcool, na verdade, sempre vai desgastar suas sinapses. tudo bem, comemoração de ano novo, tomar pouquinho, sei lá, mas eu praticamente não como, nossa, raríssimo beber pouquinho de álcool, bem raro.
15 consistência nos exercícios com intensidade moderada ajuda a evitar lesões então aqui é de novo porque a gente está querendo evitar lesões estamos falando do pessoal acima de 40 vale para jovem tudo que a gente está falando claro que vale mas assim para evitar lesões sempre messa a intensidade do seu exercício não vai exagerar a gente está acima do 40 não vai inventar moda como dizia minha avó não vai inventar moda
16, dieta rica proteína. Essa aqui, principalmente para quem está acima dos 40, porque vai perdendo massa magra, músculo, a gente vai perdendo a natural. Então assim, tem que ingerir proteína e preferencialmente as boas. Não vai pegar o hambúrguer do McDonald's e falar que tem proteína, Procura bom...
uma boa carne, bons peixes e é isso aí, vai dar muito bom. E geralmente para construção de músculo se sugere de e meio a duas gramas de proteína por peso de corpo. Então, por exemplo, se você pesa 80 quilos você estaria falando algo entre 100 a 160 gramas por dia de proteína.
17ª essa atividades como caminhada corrida sprint levantamento de peso pode aumentar a densidade óssea então além de você contribuir para questão muscular né Jefferson tem a densidade óssea porque a gente principalmente as mulheres osteosporose né
Jeferson (41:26.581)
isso aí.
Jeferson (41:45.653)
Aí você...
É que você reduz ou praticamente... Não elimina, Elimina seria muito pretensioso da minha parte, mas o risco de você ter fraturas, cair, enfim, uma série de outras coisas começarem a alguns problemas nesse sentido, eles reduzem função dessas atividades, seja natação, seja uma corrida, o levantamento de peso, tudo isso contribui para você melhorar a sua densidade.
ósseo e consequentemente ter uma vida mais saudável.
Edward (42:21.165)
Alongamento diário combate a rigidez relacionada à idade, melhorando essa décima oitava, melhorando a flexibilidade e reduzindo o risco de lesões. Alongamento é outra coisa muito importante. Você faz alongamento Jefferson?
Jeferson (42:30.709)
e
Jeferson (42:34.869)
Eu confesso que essa parte aí eu fico devendo, né, Dorte? Eu tenho que melhorar o alongamento.
Edward (42:42.542)
alongamento eu tenho bom alongamento eu sempre, todo dia, eu faço qualquer exercício porque também a calistenia é o sistema que eu sigo tem aquecimento e finaliza com alongamento sempre sempre finaliza com alongamento se eu vou correr eu sempre alongo depois também já é meia desde a minha adolescência é sempre assim que eu faço
E no karate, óbvio que tem alongamento né? tem como não ter alongamento. Enfim. Décima nona. Tá no protocolo Jefferson?
Jeferson (43:20.565)
Foi isso.
Jeferson (43:25.493)
Vamos ver aqui Zinco, Complexo B, L-Theatina, Magnesium, Vitaminas D, Sim, K2 também. Acho que tá dentro, Andor.
Edward (43:38.222)
você também tem o multivitamínico, então todas essas vitaminas são importantes gente, a gente tem a ciência do nosso lado, a gente procurar, como você disse até no último episódio, eu não me engano, a estava conversando, multivitamínico de boa qualidade já vai ajudar pra caramba.
Jeferson (44:02.165)
Esse é bom alicerce, você começar com ele. Então, eu acho que vale a pena realmente fazer o investimento. Nele tem pouquinho disso tudo e ajuda a combater o estresse oxidativo que a gente tem. Enfim, a gente falou já dos outros anti-inflamatórios. Então, vale a pena realmente a gente fazer algo preventivo do que depois lá na frente ter que fazer algo corretivo e de muito maior investimento.
Edward (44:06.957)
É.
Edward (44:29.037)
É, exato. E a derradeira, vigésima, reduzir a inflamação cortando o álcool, já falamos do álcool, gorduras transgênicas, açúcar, óleos de semente e alimentos processados. Óleo de sementes, falando do óleo de soja, aquele olhão, aquela coisa linda, margarina. Então...
Jeferson (44:52.629)
Ouuu!
Edward (44:59.054)
Ao invés de usar óleo de soja, use azeite. Mas comeu frito pastel no azeite. Mas não devia estar comendo pastel, cidadão. Tá bom, quer comer o pastel, põe na air fryer. Não vai óleo. Não, air fryer é bom, é bom porque você faz carne, inclusive.
Jeferson (45:13.493)
Eu nem tenho a Airfryer, casa a gente não tem esse negócio. É bom.
Hum... Eu não conheço, não.
Edward (45:25.037)
carne é bom cara vale a pena porque por exemplo às vezes eu compro frango azinha ou coxa tal você simplesmente põe dentro da air fryer deixa lá, dali a pouco ele já tá bem bonitinho só pra comer muito bom funciona bem então tem é dá pra fazer várias coisas na air fryer mas você faz carne você pode fazer salmão lá dentro
Jeferson (45:40.565)
Bom dia.
Jeferson (45:44.629)
Olha, Edward. Eu acho que...
Edward (45:54.19)
Vixe, vou fazer monte de coisa. É, e é isso né, Jepers, isso aí, então evitar, né, açúcar, a gente sabe, então usar, então usar azeite, não use margarina, prefira manteiga, enfim, são essas coisas aí, é, que a nossa avó já sabia e que o pessoal esqueceu.
Jeferson (45:55.829)
Olha.
Jeferson (46:15.285)
Pois é, acho que se a gente fizer pouquinho desse protocolo todo aí que a gente falou, realmente a gente vai ter uma vida mais saudável, vai mudar a nossa vida, nossos hábitos, com certeza a gente vai estar melhor e de uma maneira geral, né?
Edward (46:34.669)
Pensa bem, a pessoa fizer tudo que está aqui, três meses ela não entra numa forma melhor, imagina.
Jeferson (46:41.365)
Ela vai estar muito melhor. Se ela manter então, imagina daqui seis meses, nove meses, ano, dois anos, três anos daqui, quatro anos, pessoa vai ter uma qualidade de vida muito melhor. E é isso que às vezes a gente não percebe, investir na saúde é investir na sua poupança lá para frente, você ter uma vida muito mais agradável lá na frente. Então a tem que mudar a nossa mente e sair de uma questão corretiva para uma preventiva.
e às vezes as pessoas só pensam lá na corretiva. tem monte de coisa, se a gente fizer tudo isso aqui, a gente vai estar dormindo melhor, comendo menos açúcar, fazendo exercício, peso, etc, etc, etc, etc, nós vamos ter uma vida muito mais saudável.
Edward (47:21.229)
Meio.
Edward (47:27.437)
Muito bem, eu agradeço você aí que ficou até agora conosco, obrigado, compartilha esse episódio e na semana que vem a gente se fala novamente. Vida nos trilhos, você no comando da sua vida. Até mais, tchau, tchau!
Jeferson (47:48.181)
Alô pessoal, tchau tchau.
Junte-se a nossa comunidade de leitores para receber informações sobre desenvolvimento pessoal, saúde, metas, espiritualidade e empreendedorismo.
Você também ira receber o Guia para definir suas Metas. Venha transformar a sua vida e fazer deste ano o melhor de sua vida.