Escute ou veja em outras plataformas
Este episódio do Vida nos Trilhos explora como o consumo de café pode impactar a sua vitalidade e sono, com base em descobertas científicas recentes. Edward e Jeferson compartilham os benefícios e malefícios da cafeína, explicam como usar o café de forma inteligente para melhorar energia, foco e desempenho físico, além de discutirem protocolos eficazes para evitar os efeitos negativos. Aproveite este guia completo para ajustar seu consumo e potencializar sua performance diária!
Capítulos
00:00 - Introdução: O café pode estar sabotando sua saúde
01:07 - A importância da Comunidade Vida nos Trilhos
03:31 - Impactos negativos do café no sono e no cortisol
06:33 - Exames de cortisol: Como entender seu organismo
10:21 - Fatores que influenciam o cortisol além do café
14:10 - Ansiedade, insônia e doenças cardiovasculares
15:39 - Os benefícios do café: Energia, foco e queima de gordura
24:58 - Como consumir café com sabedoria: Protocolos do Dr. Huberman
29:38 - A tradição do café no Brasil e dicas para escolher cafés melhores
34:37 - Super Coffee, Bulletproof Coffee e
combinações com alimentos
41:01 - Finalizando: Café, motivação e metas nos trilhos
Links e menções no episódio
Livro: Por que Dormimos (Why We Sleep), de Matthew Walker: https://amzn.to/41GSsZk
Andrew Huberman – Neurocientista da Universidade de Stanford. https://www.youtube.com/@hubermanlab
🎤 Academia do Podcast: https://escoladopodcast.com/academia
Junte-se a nossa comunidade de leitores para receber informações sobre desenvolvimento pessoal, saúde, metas, espiritualidade e empreendedorismo.
Você também ira receber o Guia para definir suas Metas. Venha transformar a sua vida e fazer deste ano o melhor de sua vida.
Transcrição do episódio.
Atenção: A transcrição abaixo foi gerada por Inteligência Artificial, portanto, pode haver alguns erros. Mas ela acerta a grande maioria das palavras.
Edward (00:01.678)
Olá, bem-vindo ao episódio 407 de Vida nos Trilhos. E o café tomado da maneira incorreta pode estar destruindo a sua vitalidade e atrapalhando totalmente o seu sono. E nesse episódio a gente vai trazer as descobertas científicas mais recentes para o uso correto do café e que vai potencializar a sua...
Performance. Jefferson, tudo tranquilo? Você gosta de cafezinho?
Jeferson (00:38.215)
Eu curto cafezinho, Lédert. Pela manhã vai bem, né?
Edward (00:41.902)
Eu também, cara. Eu também.
Jeferson (00:43.783)
Cafézinho é muito bom. Interessante.
Edward (00:47.63)
Pois é. Mas assim, a gente sabe que o café excesso pode ser ruim, como várias coisas, Dizem que os excessos sempre são ruins, né?
Jeferson (01:00.903)
Exatamente, muito ruim, depende do equilíbrio.
Edward (01:02.446)
E aí a gente tem que estar atento a isso.
Jeferson (01:07.303)
Pois é. E antes só de falar do café, eu me esquecendo já, Se você quer aí criar bons hábitos, né? Ter conteúdo de qualidade aí pra vencer o dia a dia, a gente tem caminho aí pra você alcançar suas metas com confiança, consistência, a gente tem uma comunidade que é a comunidade vida nos trilhos. Então, se você...
Edward (01:12.142)
Valeu!
Jeferson (01:29.064)
quiser conhecer pouco mais do nosso trabalho acessa lá vida nos trilhos.com.br barra metas conheça a comunidade e enfim aí você vai ter seus resultados com maior frequência e aí vai atingir as suas metas
Edward (01:46.03)
E a comunidade, a gente se reúne a cada 15 dias numa sala de Zoom. E o legal é que nessas reuniões a gente sempre vai discutir tema e algum assunto relacionado ao desenvolvimento pessoal que vai auxiliar você a atingir aquela meta. A gente pode discutir alguma coisa específica de algum aluno, a gente pode discutir algum livro mais profundamente.
Jeferson (01:52.711)
Bele, né?
Edward (02:15.278)
a gente pode destrinchar assunto do momento e tirar dúvidas do pessoal, porque é uma comunidade que está todo mundo se ajudando para atingir metas. Então, principalmente se você sente que você, por exemplo, ninguém me apoia, eu tenho esse sonho, eu tenho esse desejo, isso acontece muito, Jefferson. As pessoas têm umas coisas, mas ela conversa com as pessoas ao lado assim, com a família.
E ninguém liga muito, fala, deixa quieta lá. E ela se sente incompreendida.
Jeferson (02:45.735)
é exatamente ela pode até se sentir não só incompreendida né muitas vezes ela tem monte de ideia a pessoa fala põe esse cara é meio lunático né e muitas vezes a pessoa nem sabe por onde começar ela fica meio confusa então chegou a hora e ó se você tá ouvindo
Edward (03:02.03)
A melhor momento é estar numa comunidade com pessoas que têm essa pegada, têm essa meta de saúde, que têm essa meta de empreendedorismo, que têm essa meta de estudo, enfim, seja qual for sua meta, vida nos trilhos.com.br barra metas. E assim, vou começar a falar os pontos negativos da cafeína. Beleza? Tem vários. Na verdade, eu vi uma thread no X sobre café.
Jeferson (03:14.407)
Tenha zoom método.
Edward (03:31.438)
daí eu achei interessante. Não era nem do Andrew Uberman, mas obviamente citava muito Andrew Uberman, que é neurocientista lá da Universidade de Stanford, e ele que já entrevistou várias pessoas, inclusive especialistas do sono, porque o uso incorreto do café vai afetar principalmente o nosso sono. E se afeta o sono, você entra num ciclo vicioso que é problema.
Jeferson (03:33.447)
Hum!
Edward (04:01.87)
Porque aí o cara dorme mal, toma mais café. Aí toma mais café, dorme mal. Aí você não sabe se você tá dormindo mal porque você toma muito café ou você toma muito café porque você dorme mal.
Jeferson (04:12.871)
Entrando no ciclo, né? Você sabe que tem pessoas que tomam café e não sentem nada, né?
Edward (04:18.029)
É verdade, mas no estudo geral ele sempre vai afetar. Pode ser que pessoa tenha menos resistência a isso.
Jeferson (04:20.935)
e com o símbolo...
Tem gente que...
Exato, depende muito do organismo. Por isso que é importante a gente sempre, quando gente fala aqui de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, ele passa pouco por isso, porque a gente tem que entender os malefícios, os benefícios e claro, entender o nosso próprio organismo. Quando a gente entende o nosso organismo, a pode testar, por exemplo, você, sei lá, se de repente está na dúvida, retira por período, faz teste.
Aí você vai verificar, melhorou a qualidade do meu sono, estou dormindo melhor, não estou. Então você consegue fazer os testes. E claro, temos aí a ciência que está ao nosso favor, que diz aí qual que é a média, qual que é o que é mais comum. E aí a gente pode se aproveitar também desses estudos, justamente para encurtar os caminhos. A gente não precisa cometer os mesmos erros. E aí a gente pode, inclusive, otimizar.
né, você já fizeram essa pesquisa, certo, Edor? gente tá falando do próprio Hilberman, né, ele tem acesso a pesquisas, etc, etc, etc, então vale a pena ficar com a gente aí e ouvir. Então vamos lá, Edor, você ia falar dos pontos negativos?
Edward (05:34.51)
dos impactos negativos, ele causa, porque normalmente a gente toma café de... o café de manhã, certo? Logo que acorda a toma o café. Então ele já gera uma sobrecarga de cortisol pela manhã. Esse é o efeito negativo, E a gente sabe que o cortisol, né? Ele é o que a gente pode... ele é hormônio, né?
Então ele é morning até.
Jeferson (06:04.103)
Mas você sabe, Edward, que apesar dele afetar o cortisol, você sabe que de manhã a gente tem que ter nível mais elevado de cortisol, certo? Porque você tem que acordar, ele tem que estar alto, para no final do dia ele tem que começar a cair para você, aí vem a melatonina, aquele ciclo que vai completar. Então, às vezes ele pode ser uma sobrecarga, por outro lado, eu sempre falo, tem que fazer os examezinhos, porque aí você consegue identificar...
Edward (06:12.654)
com certeza com isso aí
Exatamente.
Jeferson (06:33.703)
qual é o seu nível. Por exemplo, uns dois anos atrás eu fiz exame, eu acho que foi salivar inclusive, que você faz e ele vê o seu nível de cortisol tanto pela manhã como a tarde e eu estava tendo sono meio irregular e aconteceu justamente isso. O meu cortisol pela manhã ele estava muito baixo, então o pico dele era mais tarde, então ele afetava todo o ciclo. E aí o que eu fiz?
Edward (06:47.918)
Hmm...
Edward (06:58.83)
De nada,
Jeferson (06:59.879)
é o médico orientou, cara seu nível de cortisol pela manhã está baixo nós vamos fazer uma suplementação, você vai fazer período muda pouco da sua rotina, tá pouco estressado, enfim ele fez protocolo, executei repetiu o exame depois de seis meses, estava bom repetir depois deu bom, esse ano no meio do ano fiz, deu bom então é sempre a gente poder se observar e verificar então
Muitas vezes o próprio resultado dos exames eles vão indicando pra gente. Então essa sobrecarga ela pode ser realmente problema gravíssimo, principalmente se você já acorda, já tá no pico e você toma o café e não espera pouquinho, aí você pode ter realmente mais problema. E aí porque ao longo do dia ele pode reduzir ao invés de sei lá, quatro, cinco, seis horas ele tá lá embaixo, ele vai demorar pouco mais, né? Ou ele pode ser antecipado, aí depende muito do organismo e aí você tem que medir tanto que
Quando você faz o exame, faz ele pela manhã e depois você tem que fazer ele à tarde também, porque aí você mede os dois horários para saber os picos e tudo mais. Aí você marca direitinho, o médico acompanha e ele vai falando, vai passando as orientações. É bem legal.
Edward (08:11.918)
Interessante né? Eu nunca fiz acho que esse teste de cortisol. Agora e o tipo de medicação que ele te deu? É medicação ou é suplemento?
Jeferson (08:20.519)
Não, é suplementinho. Você vai na farmácia de manipulação, aí depende muito do resultado. Se, por exemplo, 5 mg a 15 de manhã, o meu estava a 2, 3, ele dá o complemento da diferença para o 5 ou pouquinho a mais, para você ficar meio próximo do limiar.
Edward (08:25.006)
entendi.
Edward (08:39.789)
E... Interessante, e o que que tem no suplemento? Você sabe? Lembra?
Jeferson (08:44.167)
Cortisol. que eu... faz tempo, faz uns dois anos já que eu tomei, mas era uma pequena dose de cortisol ou algum estimulante que acaba fazendo, gerando... Mas eu acho que era cortisol mesmo, é cortisol. comprimidinho bem pequenininho, né? Bem pequenininho, você toma. E não é remédio. Lembrando, ele não é remédio, ele é suplementozinho que você toma para equilibrar e voltar ao estado normal, claro.
Edward (08:52.046)
Hmm... gerando cortisol, né? É... Será? É... Pois é... Interessante, né?
Jeferson (09:11.879)
Aí você tem que também mudar o estilo de vida, fazer algum ajustezinho. E aquilo que você falou, O café, ele vai fazer subir. Então se você já tá com ele alto pela manhã, possivelmente você tem que talvez encontrar equilíbrio. Então por isso que é importante a gente ter acesso à informação, acesso aos exames, e você consegue tomar uma boa decisão.
Edward (09:23.886)
Exato. Exatamente.
Edward (09:32.814)
O cortisol, aqui eu dei uma gulgada, o hormônio esteroide regula o humor, motivação e medo. Ele é produzido nas glândulas adenais. E a gente conhece popularmente como o hormônio do estresse, certo? Mas obviamente ele é necessário, porque ele regula a motivação. Então se você está com nível muito baixo de cortisol, você vai ficar apático.
a noite quando gente vai dormir o cortisol tem que estar menor porque aí você vai dormir, certo? porque o corpo regula essas coisas e aí ele aumenta outro hormônio né que é a melatonina né que tem ciclos né exatamente
Jeferson (10:15.239)
É, eles têm ciclos, Então, a hora que tá caindo, o outro tá começando a surgir, enfim...
Edward (10:21.166)
E assim, por exemplo, cortisol, ele... Aumento de cortisol no organismo, eles podem ter diversos fatores, então só pra gente não culpar o café de tudo, né? Porque o café não é culpado de tudo, né? Obviamente. Então assim, o estresse crônico pode provocar aumento. Então se você está estressado, se você tem algum problema no trabalho, alguma coisa, algum caso familiar, pode ser que isso já esteja fazendo o seu corpo produzir naturalmente mais cortisol.
E aí, recomenda-se não tomar café. O cara vai ficar mais doidão.
Jeferson (10:56.327)
Ou você resolve o problema ou você resolve o outro problema, né, Edward. Aí você pode continuar tomando cafezinho.
Edward (11:01.87)
Exato, né? Então, por exemplo, uso de medicamento com corticoide, isso também pode ter alcoolismo, aumenta, né? Obesidade vai aumentar. Tem outras coisas aqui, tumor, tal, sono desregulado aumenta os níveis de do cortisol, porque se você dormiu mal, você já acorda com nível maior. E assim, e os alimentos?
Jeferson (11:07.623)
É, isso é grave.
Edward (11:31.214)
é café e açúcar. Então o açúcar ele provoca o aumento de cortisol. Inclusive o Andrew Uberman já entrevistou médico que eu não me engano a gente falou no episódio do sono do livro dele. Você tem o livro desse médico que fala do sono? Matthew. É Matthew. Matthew alguma coisa?
Jeferson (11:34.023)
é
Jeferson (11:51.783)
o inglês, o metal.
Edward (11:56.174)
Então, esse médico, ele realmente também fala muito do café e, obviamente, do açúcar. Então, por exemplo, comer chocolate à noite é porque dormimos de Matthew Walker. Então, esse livro é muito bom, gente, recomendo, é ciência pura. Aí você vai entender por que que você dorme e como dormir bem. Isso é importante. Se quer saber como dormir bem, vai nos episódios anteriores, porque eu o Jefferson já...
Jeferson (12:03.207)
É isso aqui.
Wokermism
Edward (12:26.094)
conversamos sobre isso aqui, certo? Não lembro qual que é o número do episódio, mas a conversou aqui e ainda deu uma toda rotina para você, protocolo específico para você dormir melhor. Então assim, então tem que limitar a nicotina, Então fumar também aumenta o cortisol. E o que que melhora o cortisol? Estava vendo aqui, né?
Jeferson (12:28.487)
Fizemos super episódio.
Jeferson (12:34.631)
protocolo.
Edward (12:52.878)
Google aí né pessoal, a gente sabe disso vitamina C, magnésio e ômega 3, tanto é que o magnésio se recomenda que tome à noite, No fim do dia você tome suplemento, alguma coisa de magnésio, normalmente é bacana, né? Então, beleza, voltando aqui, sobrecarga de cortisol, efeito da cafeína, estamos falando do café. Ele é amplificador do stress, Porque ele pode...
se combinar com as suas respostas naturais do estresse e ele amplificar isso aí, aí ele dá certo desequilíbrio no seu corpo e aí você pode ficar com dificuldade de concentração e desequilíbrios emocionais aí também e hormonais. Ele também gera sono mais pobre, principalmente se você tomar a noite. Se você tomar a noite...
aí você pode ter sono piorzinho. Claro, é... isso não vale pra todo mundo, Mas é bom perceber isso. Então, basicamente são esses três benefícios que... benefícios não, malefícios que fazem. Agora sim, por exemplo, uso prolongado do café. O uso prolongado do café, ele pode provocar a insônia crônica.
Jeferson (14:10.311)
malefícios.
Edward (14:21.07)
Então se você tem insônia crônica, você acorda muito, não consegue dormir, está dormindo menos de 6 horas, eu realmente recomendo que você procure médico para te ajudar nisso. Primeira coisa, porque assim, você pode até fazer estudo de como que está seu sono e tudo mais, porque se você está com sono errado, todo o resto fica mais difícil.
Até a alimentação fica mais difícil porque você vai sentir mais compulsão alimentar, essas coisas, você fica mais irritado durante o dia, né? Então, procure o médico e tire o café. Já tire o café por via das dúvidas. Pelo menos uma semaninha, como disse o Jefferson, faz o teste, tire o café, não custa nada. Não existe contraindicação para tirar o café, certo?
Qualquer outra coisa que você colocar aí pode ter contraindicação, por isso que gente recomenda o médico. E vamos lá, ele também provoca ansiedade, o uso excessivo do café pode provocar ansiedade. Você sentir mais ansiedade. E doenças cardiovasculares, ele pode potencializar isso. Talvez até alguma relação com a pressão arterial, não sei, não sou médico, mas é isso aí.
Jeferson (15:11.143)
E assim...
Edward (15:39.15)
Então esses são os três malefícios aí do café. Mas e aí né, a gente adora café, inclusive... O que eu tenho aqui na minha xícara já versou...
Jeferson (15:50.119)
Possivelmente café?
Edward (15:51.598)
café. Hoje eu vim, hoje eu falei não, eu vou tomar, tá tomando café. Agora vamos ao protocolo, tá, beleza, Edwin. Mas a gente gosta de café, café é bom também, tem os lados positivos do café, vamos falar deles e como tomar o café da maneira correta. Então vamos ver aqui, Então assim, quais são os benefícios? Vou falar o primeiro, energia e foco. Então realmente o café te dá boost de energia.
Eu gosto de tomar de manhã, você também toma de manhã, certo Jefferson? Como é que é o seu protocolo para tomar o café?
Jeferson (16:29.095)
Geralmente, como eu acordo cedo, eu primeiro treino. Então aí treinei uns 45, 50 minutos tomo banho, uma hora, uma hora e meia depois, aí tô pronto, aí eu vou tomar café. Então, cafézinho, preto, pouquinho de açúcar... Como é que falar açúcar... Eu uso mel. Eu uso mel. Já viciei no mel, Eddard. Então assim, o meu adoçante que eu uso no café é o mel.
Edward (16:44.558)
Opa! Você falou açúcar? Ele não usa açúcar.
Jeferson (16:55.879)
E a ideia é, substituir o açúcar. Então, claro, tem gente que não pode comer, ele é pouco... Tem também os benefícios e os malefícios, mas eu tomo o mel regularmente.
Edward (17:06.286)
Mas você toma com muito mel ou pouco mel? pouquinho, só Tá. Beleza. E café grande.
Jeferson (17:08.967)
ou é, apanho uma colher de chá bem servida, puf, e aí eu mexo, café grande, uma xícara, e aí...
Edward (17:16.877)
Entendi. Beleza. E você toma ao longo do dia café ou para algum momento?
Jeferson (17:21.959)
Geralmente, só pela manhã, primeiro café talvez, tipo, umas 10 horas, mas não muito raro. Eu removi, até porque eu vi o próprio episódio dele já faz bom tempo, ano, dois anos, e quando ele comentou que ele demora o nosso próprio organismo para eliminar 100 % do café, demora média acho que 12 horas. Então, sugere-se que depois das 10, né, se você vai dormir aí...
às 10 da noite você vai ter aí o ciclo para realmente seu corpo ter eliminado 100 % do café você ter sono melhor então eu procuro ali até às 10 horas não que não vá tomar ao meio dia mas é muito muito raro mas é isso
Edward (17:57.326)
Exatamente.
Edward (18:06.318)
Beleza! Então, primeiro benefício, energia e foco. Segundo benefício, queima de gordura. Caffeína pode aumentar a mobilização de gordura e a queima de gordura, especialmente quando combinada com exercícios. Olha que legal! Terceiro benefício, é antioxidante. Fornece antioxidantes que podem reduzir a inflamação e beneficiar a saúde do coração. Você vê que coisa, que contrassenso, né?
Jeferson (18:21.927)
olhe aí
Jeferson (18:34.695)
Contra isso.
Edward (18:36.206)
É porque a gente está falando que o veneno e o remédio podem ser a mesma substância. Com dose pequena é remédio, com uma dose elevada é veneno. Entende? Então isso que a gente tem que observar. Então a gente tem que usar o café de maneira inteligente. E o quarto benefício é desempenho físico. Ele melhora a resistência e a força.
Jeferson (18:43.751)
Depende da dose,
Edward (19:06.03)
através da adrenalina, porque ele causa essa elevação da nossa energia no corpo, dessa nossa motivação e dá despertar assim. Então ele é muito útil para atletas. E o Uberman fala, atletas e pessoas que precisam de aumento de energia momentânea, então a cafeína é benéfica.
você vê que interessante eu gosto de usar antes do treino não depois é eu gosto de usar então de manhã por exemplo eu
Jeferson (19:36.839)
Eu pulo o uso depois.
Mas por que que se usam antes? Vamos lá.
Edward (19:44.078)
Justamente porque, por exemplo, agora eu tô fazendo protocolo de café que eu procuro tomar ele também até às 10. Confesso que ele vai às vezes até uma da tarde, logo depois do almoço, eu às vezes tomo mais pouco. Mas eu não percebo que ele me atrapalha. Eu inclusive tenho dormido muito bem, sabe assim? E...
Jeferson (20:04.007)
Watch.
Edward (20:08.27)
E aí, por exemplo, essa última semana, meu sono tem sido muito bom, porque eu também, essa semana, o que aconteceu? Eu tirei o açúcar. E eu percebo que o açúcar realmente aí se faz diferença. Teve até dia que eu comi doção assim à noite, sabe assim? Você come doção à noite, você vai dormir, você percebe que você não dormiu tão bem. cara do Jefferson. Viu, pessoal?
Jeferson (20:31.463)
E aquele protocolo lá de perder a pochete foi pro ralo, né?
Edward (20:38.286)
Não, não, não, mas isso foi antes. O da pochete continua, né? A partir daquele dia lá eu tô firme no protocolo da pochete. Eu tô firme. Não, tô firme mesmo.
Jeferson (20:46.823)
Então quem não sabe pessoal acompanha o Instagram lá Vida nos trilhos o Edward tá no protocolo de remoção da pochete mas vai lá você ia falar alguma coisa
Edward (20:55.662)
É, de 23.7 % de gordura para 15 % É, não vai ser desafio simples, mas vamos lá Então assim, então eu fiz esse protocolo agora, eu tô firme nele, né, procurando evitar os açúcares, né E aí, quando eu acordo cedo, eu realmente acordo... Cara, sabe assim, aquela sensação... Hoje mesmo, foi o dia que eu acordei, parece que você tava fundado no colchão, assim
Jeferson (21:00.359)
É.
Edward (21:23.694)
quando você dorme tão bem assim que parece que você afundou mais no colchão e a gente acorda naturalmente mais letárgico então o momento de preparação das coisas, exemplo, eu fico me movimentando para fazer o suco verde, movimentando para fazer café, essa movimentação me ajuda despertar porque seria ruim eu levantar e já começar a fazer exercício, não vai dar
Se eu der delay de 30 minutinhos, pode ser 20 talvez, antes de fazer o exercício e fizer todas essas coisas aí eu tomo café, aí eu sinto muito mais energia para fazer o exercício. Entendeu? Eu já percebi que é isso né?
Jeferson (22:05.095)
Hummm... Entendi.
Jeferson (22:10.983)
É, por isso que eu digo que é bem pessoal, porque, por exemplo, dizem, alguns especialistas dizem que a questão de você estar preparado para o exercício, a própria, quando você recruta os músculos, toda a questão da hipertrofia, enfim, dizem que está muito conectado à alimentação que você fez.
antes, mas não antes, tipo uma hora, duas horas, porque o seu corpo não conseguiu metabolizar os alimentos, não conseguiu fazer o processo digestivo para você ter talvez nível de energia ótimo. Então, possivelmente a sua última refeição antes do treino é que...
que te alimentou para aquele treino. lá, se você se alimentou, sei lá, sete da noite, essa alimentação é a que vai te dar energia se você vai treinar no outro dia de manhã e não talvez o café. É claro que ele tem alguns, ele dispara alguns sensores no nosso cérebro, que a gente que tá mais conectado, acho que na parte cognitiva, é... E aí você, uau! Aí você fica todo pilhadão e aí você vai para o exercício com muito mais disposição.
Edward (23:10.222)
Cerebro, Questão cerebral, eu também acho.
Exato, isso mesmo, exatamente. E é isso mesmo, porque assim, uma outra coisa depois eu vou explicar isso, eu vou explicar isso e eu vou dar complemento para isso que você falou. os benefícios, só resumindo, energia e foco, queima de gordura, antioxidantes e desempenho físico. Claro, quando você pensa queima de gordura...
você também tem que colaborar para que você queime gordura. assim, e queimar gordura, pessoal, tem ponto importante, mas a gente entraria num outro assunto, que seria falar sobre alimentação, bem rapidinho. beleza, vou evitar tudo que é alimento gorduroso, mas tem os alimentos gordurosos ruins e os bons. E tem outra questão, não é tanto a gordura, a preocupação é com os carboidratos.
que eles se transformam acúmulo de gordura depois. Então muitas vezes a pessoa fala assim, não vou comer abacate porque tem muita gordura, mas come uma barra de chocolate. Não tem sentido, gente? Então, coma seu abacate e não coma o chocolate. Essa é a ideia aqui, tá?
Jeferson (24:33.703)
Dependendo do chocolate tem até muita gordura saturada né, que é ruim.
Edward (24:37.902)
Exatamente, principalmente quando é chocolate... Tudo bem, é outro ponto importante. É chocolate 70 %? É diferente. É chocolate ao leite? Dependendo da marca? Só gordura saturada. Enfim, depois a gente faz episódio específico sobre boas gorduras, né, Jefferson? Podemos fazer isso aí, né? É... Bom, como usar então a cafeína com sabedoria?
Jeferson (24:58.311)
Boa! Show!
Edward (25:05.55)
e isso basicamente são protocolos extraídos de diversos episódios do doutor Uberman, basicamente e também depois dele conversar com especialistas e é uma coisa muito simples, né? Então é o tempo de consumo. Isso é legal, ele fala assim, atrasar o consumo do café de uma, duas horas após acordar para evitar sobrecarga de cortisol, porque teoricamente
Quando a gente acorda o cortisol tem que estar mais alto já naturalmente e ele tem que ir caindo durante o dia né? Enfim, não sei se é exatamente assim, mas tem pico. vai dar Talvez não exatamente quando você acorda, mas depois ele vai ter pico. Se você toma café, você faz o pico ficar... Enfim, mas ele recomenda uma, duas horas depois para você evitar esse...
Jeferson (25:42.951)
É, o pico é umas 10 horas da manhã...
Jeferson (26:00.199)
sobrecarga.
Edward (26:00.462)
essa sobrecarga de cortisol eu fiz o teste sabe Jefferson, essa semana e aí eu ao invés de tomar, acordei 5 e meia eu tomei tipo assim 7 da manhã o café porque aí 5 e meia acordei fiz o suco verde tomei o suco verde e fui treinar e eu confesso que não senti tanta diferença assim no treino e na disposição
com ou sem café, mas eu fiz só uma vez. Não senti tanta diferença não, porque na verdade eu fiz toda uma movimentação, despertei, fiquei menos apático e aí comecei treinar e depois tomei o café e fui trabalhar. Também não percebi muita diferença no meu sono, nada, então assim, pra mim não fez muita diferença. Enfim, mas é interessante cada testar, mas ele recomenda sim, uma a duas horas depois de acordar.
Então se você acorda casa assim e toma no trabalho o café, né, quando chegar no trabalho.
Jeferson (27:00.679)
ou seja, se você não sentiu diferença, você pode tomar depois do treino e seguir o protocolo.
Edward (27:06.99)
Exato, então assim, mas ele recomenda bastante isso, Delay o consumo do café, porque o protocolo do Dr. Uberman também é quando você acorda você tem que olhar para o sol, pegar iluminação, porque aí o seu corpo vai perceber que ele está acordado mesmo, né? Então você deixa esses efeitos naturais do corpo acontecer e uma horinha depois você pode já tomar o café, beleza? Então esse é protocolo, primeiro ponto.
Segundo, moderação. Então, manter a ingestão abaixo de 400mg por dia. O que pelo que eu vi vai dar praticamente uma xícara grande, 400ml de café coado normal. Pra você não causar uma sobrecarga no seu corpo. Então, uma xícara grande, né? Tô com uma xícara que pensa 400ml, né? Quase meio litro, né? Estamos falando.
Jeferson (28:05.063)
Acho que são duas xícaras dessa aí, talvez dessa que você tá aí. Essa aí deve dar uns 200. Você pode tomar duas, gringo. Dessa daí você tá liberado.
Edward (28:10.222)
é deve dar uns 200 então é então assim então é uma média tá pessoal mas assim teste veja o que você sente isso é importante então eu por exemplo de manhã eu não tomo uma xícara inteira não dá para por uma xícara inteira eu tomo sempre mas talvez ao longo do dia eu tenha tomado uma xícara uma xícara e meia porque chegando trabalho eu também tomo
Jeferson (28:17.734)
pouco mais, pouco menos.
Edward (28:38.286)
tem aqueles momentos de socialização no trabalho também, o pessoal para para ir tomar, vamos tomar café? Vamos, aí todo mundo fica ali falando dos problemas tomando café, certo? Acontece isso no seu trabalho também ou das soluções,
Jeferson (28:47.526)
ou das soluções, né? Não reclama, não se queixa, não é o que o livro lá falou do episódio do Dale Carnegie, Não se queixa, não reclama, a gente não faz isso, isso não acontece com a gente, né, gente não reclama, a gente é uma pessoa certinha.
Edward (28:53.87)
Ninguém reclama, é incrível.
Edward (28:58.99)
No seu trabalho vocês têm o... É verdade. Lá na empresa que você trabalha tem canto que o pessoal toma café assim?
Jeferson (29:12.583)
Tem, uma, tem uma maquineta lá que faz o cafezinho. É o Reduto, de vez quando a gente vai todo mundo pra lá, Tomar café, tal. Tomar chá, às vezes.
Edward (29:21.006)
e fala... e não fala dos problemas, Fala só das soluções, não reclama nada disso, tá? Tudo bem.
Jeferson (29:23.303)
Não fala dos problemas, fala só das soluções, não reclama, o pessoal é bem comportado. Mas uma curiosidade, Edward, agora eu vou soltar uma curiosidade. Sabia que o Brasil, há mais de 150 anos, é o maior produtor mundial de café?
Edward (29:38.382)
Olha, eu já sabia que o Brasil é o maior produtor de gel de café. Mas... 150 anos é interessante. A gente tem uma história do café muito, muito antiga, E assim... Não. Interessante?
Jeferson (29:43.079)
150 anos consecutivos, mais de 150 anos.
é impressionante realmente e se você sabia que o meu avô plantava café e no pai meu avô eles plantavam café tinha sítio eles plantavam café na década de 80 e a cafezinho é
Edward (30:04.942)
legal, bacana isso né? e tem café agora falando de café do brasil tem tanto café bom né? isso eu recomendo para as pessoas não só comprar aquele pote café que vem no supermercado e pegar o mais barato que você acha o pessoal vai pegar o mais barato tudo bem beleza a grana tá curta mas de repente você vai no lugar que vende o grão mesmo tem os mais caros tem os grãos mais baratos
Muitas vezes você vai nesse lugar, pede pra moer, vem moidinho, você tá consumindo café de muito melhor qualidade, porque aquele mais baratinho, o mais baratinho num saquinho a vácuo, normalmente ele tem monte de outras coisas junto lá com o café. Sempre tem outras coisas, eles moem tudo lá dentro, só Deus sabe.
E às vezes tem uns extrafortes que na verdade ele não é muito extraforte, ele foi extra torrado. Ele queimou. Tipo assim. Então eu realmente recomendo para os apreciadores de café comprar cafezinho melhor, Moe. Você usa café barbante ou você usa melhorzinho? Café barbante.
Jeferson (31:04.647)
Me queimou, hein?
Jeferson (31:21.191)
café barbante acionol aí barbante vou ver se tem essa marca aí não na verdade às vezes a gente compra gente compra cafezinho mais pouquinho melhorzinho que é assim de verdade eu não tenho muitos vícios assim de compra de consumo de nada assim absolutamente eletrônico eu não tenho muita vida
Edward (31:23.694)
Marca barbante!
Jeferson (31:41.127)
nessa conexão com o carro, essas coisas, mas no café eu gosto às vezes de comprar café diferente, por exemplo, esse ano eu fui de novo, para onde eu fui, deixa eu lembrar, para a Colômbia, a Colômbia é o terceiro maior fabricante de café, tem café lá que é muito famoso, chama Juan Valdez, acho que é, é bem gostosinho mesmo, aí eu fui, aproveitei, acho que eu trouxe uns quatro, aí dá para tempinho, é muito bom, então assim...
Edward (31:55.246)
Sim.
Jeferson (32:09.607)
vale a pena e às vezes quando como você falou né tem café às vezes que é o alí o preço talvez ali entre os mais baratos quando você sobe pouquinho você já encontra bons cafés inclusive você já começa a encontrar é e a qualidade ele é muito grande aí depois quando você sai de intermediário para outro que vai lá cima aí aí eu eu eu particularmente não consigo sentir muita a diferença
Edward (32:22.894)
diferença é grande.
Jeferson (32:36.295)
Mas isso é uma coisa que o brasileiro precisaria fazer mais, valorizar o nosso próprio café, mas o café de qualidade, porque fica café ruim para gente consumir. A gente produz, Edward, 176 milhões quase de sacas, a gente produz quase 35 % disso, mais de 68 milhões de sacas por ano. Só que a gente exporta o café...
Edward (32:36.43)
Isso.
Jeferson (33:00.839)
para eles fazerem a cápsula que depois volta super caro, enfim, tem todo né? Infelizmente a gente ainda não tá num nível de...
Edward (33:06.03)
é e assim e café de cápsula eu não gosto quer dizer não é que eu não gosto é muito gostoso a minha irmã adora café de cápsula ela tem as maquininhas sempre quando eu tô lá São Paulo e visita eu sempre falo assim vamos tomar café eu vou sempre no apartamento dela a gente vai tomar café porque ela é de apartamento vizinho da minha mãe e aí tomo café sempre pega alguma coisa é muito gostoso realmente essas cápsulas são gostosas né
Jeferson (33:10.919)
Eu também não tomo.
Edward (33:36.014)
mas assim eu eu gosto desse aí mesmo quadrão assim e também eu não gosto de ficar lidando com as cápsulas aquela coisa tudo bem ele é prático tal né mas assim pega o quadrão eu recomendo de verdade comprar eu tenho até moedor de café aqui dentro aqui casa você pega o grão põe dentro e que é liquidificador pequenininho miniatura daí eu moo ele
Jeferson (33:37.671)
Eu gosto do quadro.
Jeferson (33:42.919)
Edward (34:05.71)
e faço na hora, é uma delícia, tem vários tipos de café né, café com mais amêndoa, café com toque de chocolate, vários sabores assim mais caramelo e você sente mesmo, e é só o grão cara, é impressionante né, você pega o grão, o grão, você fala, cara esse grão tem, esse aqui tem mais cheiro de fruta, é interessante isso né?
Jeferson (34:28.679)
tem uns cafés que são
Edward (34:29.71)
quando você compara e você tá só no grão mesmo assim, pega o grão e o grão tem cheiro diferente, tem jeito diferente, né? Enfim, então...
Jeferson (34:37.831)
você sabe que eu esqueci de falar eu compro aquele suplemento de café que aí na verdade assim eu faço café normal coado é o que eu prefiro que eu sempre tomei então esse quadro só que aí eu coloco pouquinho desses supercafés aqui uma colherzinha e aí eu bato ele fica excelente com melzinho ali fica ótimo eu é o meu protocolo é esse eu sempre coloco essa
Edward (34:44.206)
Até mais, pessoal!
Edward (35:05.006)
Entendi. Você tem o Super Coffee. É o Super Coffee,
Jeferson (35:05.191)
E eu gosto mais pelo sabor, é o que eu uso o Super Coffee, mas eu gosto do saborzinho que ele fica, sabe, o paladar assim. Outro dia eu comprei inclusive, acho que era... que estava na Black Friday, veio, acho que era de pistache. Então ele fica com gostinho diferente no café. Fica bem cremoso, né? Então vale a pena. que é investimento, às vezes paga realmente pouco mais caro, mas é uma vez por dia, você toma pouquinho. Além disso, vem monte de outras coisas junto. Enfim, eu acho que é bom investimento. Café eu gosto.
Edward (35:33.39)
Lembrando que o café é antioxidante, pessoal, isso é bom, né? Então tem o lado bom, né? Exato também, é verdade, né? Então assim, bom, a gente falou tempo de consumo, uma a duas horas antes, moderação, 400ml, né? Menos e meio litro, tal, não sei o quê, comida, consumir café com alimentos. Olha que interessante.
Jeferson (35:37.351)
Ajuda a quebrar as gorduras. Vamos nos convencer, né?
Edward (36:00.494)
especialmente com gorduras como óleo MCT para gerenciar os níveis de cortisol e isso é uma coisa que inclusive antes de começar o episódio né eu falei pra você né Jefferson me dá uma licença que eu vou turbinar meu café eu não fui pegar mais café eu só fui por o MCT que eu tinha esquecido então eu não tomo sempre tá a maioria das vezes eu não tomo com MCT
Hoje eu vou tomar porque eu vou treinar também, daí eu falei já vou pouquinho de MCT e... Mas óleo de MCT que é de coco, É a base de coco, tal... Que é a base daquele Bullet Proof Coffee Inclusive eu tenho tubo lá do Bullet, de MCT Oil, né? Então ele tem... É tipo uma gordura de alto valor O MCT
óleo MCT né de alto valor mas também tem que moderar porque é gordura então sempre dosar mas ele recomenda isso interessante né porque aí acho que combinado como tem alimento e o seu corpo vai processar esse alimento então você ele o cortisol não dá esse pico tão grande interessante né e derradeira derradeira
Jeferson (37:13.511)
potencializa o benefício.
Jeferson (37:24.807)
E assim...
Edward (37:28.43)
dias sem cafeína tomar dias livres de cafeína para redefinir tolerância então ele recomenda também você ter alguns dias aí sem cafeína enfim você dá reset
Jeferson (37:46.759)
Pois é, esse é meio difícil pra mim, Edward Acho que eu não faço isso há 20, 30 anos, sei lá.
Edward (37:53.934)
Não, eu já fiz... Recente?
Jeferson (37:56.039)
Na verdade, eu fiz período. Nessa época do cortisol, eu até fiz o teste. Uns 10 dias. Eu não, vou me testar para ver se muda o... O que muda, enfim. não era o... Me parece que a minha sensibilidade ao café não é algo que pode me prejudicar. Então, como eu fiz o teste, aquilo que eu comentei, né? Você tem que se auto perceber, se auto avaliar, ver se você é sensível ou não. Se for mais sensível, obviamente, vai ter que remover ou...
consumir doses menores e buscar equilíbrio. Então, eu fiz o teste lá, acabei percebendo que não mudava, mas isso também pode ser influenciado por outros fatores. gente vive, o nosso corpo, gente vive ciclos, você pode ter ciclos diferentes emocionalmente, fisicamente, então a gente tem que se observar, fazer exames regularmente. A idade vai chegando, então você também vai envelhecendo, à medida que você vai envelhecendo, o seu corpo muda, os hormônios mudam.
Edward (38:49.742)
Beirdad.
Jeferson (38:56.583)
Tudo dentro da gente está constante mudança e aí dependendo do período da vida talvez seja necessário reequilíbrio e fazer esse protocolo que ele comentou de ficar alguns dias sem talvez faça sentido para se reavaliar.
Edward (39:09.838)
É, eu às vezes no fim de semana, que aí eu tenho uma rotina pouco diferente, daí eu acabo num... Durante semana de quintas...
Jeferson (39:17.639)
Nossa, durante o final de semana, o que eu mais gosto é esse momento do café da manhã, de pegar ele ali, por ali, devagarzinho, calmo.
Edward (39:23.47)
É... Eu não sinto tanta necessidade durante... Durante semana eu sinto mais por causa do trabalho. Então tem essa rotina do trabalho, eu sinto mais essa necessidade. Fim de semana eu fico mais, entre aspas, de boa, né? Então não sinto tanta necessidade. Mas eu tô tomando, né? Tomei meu café aqui, primeira coisa que eu fiz, né?
Mas eu vou dizer, a última vez que eu não tomei café foi porque eu precisava fazer o exame, daí o médico falou, não pode tomar café 24 horas, eu falei, pô filho da mãe. Foi aí. Você tá vendo?
Jeferson (39:55.559)
Pois é, e ele é, o café é de verdade, como você falou, A questão da motivação, do foco, tudo isso ajuda a a buscar o que? A nossa meta, o nosso resultado. Inclusive a gente comentou lá, né, a dor da nossa comunidade, né? E o café, é meio essa energia, esse foco, né? Então, inclusive, se você tá meio perdido nas suas metas, não sabe por onde começar...
Chegou a hora de mudar esse jogo, se inscrever na nossa comunidade, que a comunidade de metas nos trilhos, aí a gente mostra para você como você pode alcançar suas metas, tem método lá, vai evitar que você fique entre tentativas e erros, tem as nossas ferramentas, manual do condutor, tem o journal. O Edward falou lá no começo sobre os nossos encontros no Zoom, olho no olho, inclusive daqui a pouco a gente vai ter eu vou estar reunindo com o pessoal.
Então você não vai estar sozinho aí na sua jornada rumo às suas metas. Então chegou a hora de acabar com a confusão, Édard. É só acessar vida nos trilhos.com.br barra metas.
Edward (41:01.518)
metas e o que o Jefferson comentou do manual do condutor e o journal é o seguinte o manual do condutor ele é realmente manual que vai fazer com que você passo a passo consiga definir uma meta só que passa por sete estações
é uma fase de planejamento, mas é uma coisa muito agradável de fazer porque você primeiro vai sonhar, vai listar várias metas, vários desejos que você tem e depois você vai trabalhar tudo isso para descobrir aquela que é mais importante, os motivos por trás, porque você quer fazer aquilo, você vai se livrar de certos traumas e coisas do passado que te impedem de ir além dessa meta. Então é manual muito detalhado, ele tem mais de 50 páginas.
E é tudo simples, você só precisa ir preenchendo e fazendo e aí no final você vai ter o... vamos dizer assim, exatamente o mapa do que você precisa fazer para atingir aquela sua meta. Pode ser uma, duas ou três metas, mais ou menos isso. E o journal já é o acompanhamento dia a dia do journal. A gente já falou de journal aqui, eu faço journal diariamente, o Jefferson faz journal diariamente, isso é muito benéfico para a gente manter...
a meta nos trilhos, pra gente não se desviar. Se sair pouquinho a gente volta. Então o journal, ele ajuda a gente continuar ali. E as reuniões a cada 15 dias, elas coroam tudo isso. Porque aí você pode estar se sentindo meio isolado, sem apoio, e dentro da comunidade a gente tá ali a galera se apoiando. Inclusive a gente tem grupo de WhatsApp onde tá todo mundo ali dentro conversando também. Então...
vida nos trilhos.com.br
Jeferson (42:49.255)
.com.br
Jeferson (42:53.798)
que a escola é só.com, né? A gente tem o projeto da Escola do Podcast também, se você quiser fazer podcast, tá ouvindo a gente, meio que se interessou, a gente também tem a nossa comunidade da Escola do Podcast, que é Academia do Podcast. Então, se você quiser conhecer também esse trabalho, escola do podcast.com barra academia.
Edward (43:06.798)
da escola do podcast,
Edward (43:18.19)
e exatamente, então são dois projetos e o vida nos trilhos.com.br barra metas acho que ficamos por aqui obrigado aí vamos todo mundo tomar o cafezinho com moderação exatamente
Jeferson (43:22.727)
BR é isso aí tome seu cafezinho certo agora a gente vai tomar sem comoderação e sabedoria agora sabendo os protocolos é só tomar seu cafezinho aí comoderação e a gente se vê no próximo episódio valeu pessoal tchau tchau
Edward (43:43.854)
Valeu, mais, tchau tchau!
Junte-se a nossa comunidade de leitores para receber informações sobre desenvolvimento pessoal, saúde, metas, espiritualidade e empreendedorismo.
Você também ira receber o Guia para definir suas Metas. Venha transformar a sua vida e fazer deste ano o melhor de sua vida.