Escute ou veja em outras plataformas

Neste episódio do Vida nos Trilhos, mergulhamos nos 6 passos simples de Bob Proctor para alcançar qualquer meta. Edward compartilha sua meta pessoal de eliminar a famosa "pochetezinha" e melhorar sua saúde, enquanto Jeferson lança um desafio conjunto: levar o canal do Instagram a 100 mil seguidores até 2025, com um primeiro objetivo de 10 mil no primeiro trimestre.

Exploramos os motivos pelos quais tantas pessoas falham em metas aparentemente simples, e discutimos a importância de clareza, propósito e consistência. Quer descobrir como transformar suas metas em conquistas reais? Aperte o play e acompanhe essa jornada inspiradora!

Confira nosso método exclusivo para alcançar metas: vidanostrilhos.com.br/metas

Capítulos

00:00 Introdução: A meta que muitos desejam alcançar
01:05 O desafio: metas pessoais e o impacto no futuro
03:45 Por que tantas pessoas falham em atingir metas?
05:30 Edward compartilha sua meta de eliminar a "pochetezinha"
09:20 Os 6 passos simples de Bob Proctor para metas
15:30 Descobrindo o propósito por trás de cada meta
23:10 Como usar um "Goal Card" e indicadores trimestrais
29:50 Ajustando hábitos: alimentação e exercícios
37:20 O vilão das metas: doces e final de semana
39:45 Novo desafio: Instagram a 100 mil seguidores em 2025
46:00 Conclusão: Trabalhe sua meta diariamente

Links e menções no episódio

Pense e Enriqueça" de Napoleon Hill: https://amzn.to/4iNb943

Bob Proctor: https://amzn.to/3ZA2qct

Bryan Johnson no X (Twitter): https://x.com/bryan_johnson



Junte-se a nossa comunidade de leitores para receber informações sobre desenvolvimento pessoal, saúde, metas, espiritualidade e empreendedorismo.

Você também ira receber o Guia para definir suas Metas. Venha transformar a sua vida e fazer deste ano o melhor de sua vida.

Transcrição do episódio.

Atenção: A transcrição abaixo foi gerada por Inteligência Artificial, portanto, pode haver alguns erros. Mas ela acerta a grande maioria das palavras. 

Edward (00:01.678)
Olá, bem-vindo ao episódio 403 de Vida nos trilhos. Apenas seis passos simples podem fazer você atingir a meta mais importante da sua vida. Sim, é realmente mais simples do que parece, mas, e talvez por isso, a maioria das pessoas comete erros ao aplicar esses seis passos. E aí, óbvio, não atingem a meta.

Hoje eu vou passar esses seis passos, só que vai ser na prática, com uma meta importante pra mim. E eu aposto que essa meta também é importante pra 90 % das pessoas que devem estar ouvindo esse podcast. Então vai o convite. Que tal a gente fazer isso juntos? Vamos conquistar essa meta? E aí, Jefferson, você tá...

preparado aí pra me ajudar numa meta?

Jeferson (01:05.393)
Eu vou ficar só de olho na sua meta e ficar no seu pé Edward, vou sair do seu pé, enquanto você não alcançar ela eu vou ficar ali te cutucando, pode ser?

Edward (01:15.886)
pode ser? Então vamos lá, assim, é interesse...

Jeferson (01:17.393)
Então tá bom. Mas antes de você falar aí, para quem está ouvindo, se você tem uma meta para ser alcançada e está patinando, a gente tem caminho para você alcançar suas metas com confiança, consistência. É só acessar o nosso site vida nos trilhos.com.br barra metas, então tem a nossa comunidade, a gente tem método lá e o método funciona inclusive para qualquer meta.

para você melhorar a saúde, organizar suas finanças, sei lá, construir relacionamento melhor, crescer na carreira, enfim, é só acessar vida nos trilhos.com.br barra metas e aí conhece lá a nossa comunidade. Vai lá, Edward.

Edward (01:55.534)
Muito bem, então a inspiração para esse episódio veio de uma postagem lá no X do Bob Proctor. Esse Bob Proctor é cara, nasceu lá 1934, ele começou vendendo aspirador na vida, mas não estava dando muito certo, aí ele teve contato... oi? É cara desse, exatamente.

Jeferson (02:16.337)
Canadense, né? É Canadense, lá de Toronto.

Edward (02:21.326)
Então, bem rápido, Aí ele entrou contato com o livro Pense Requeça, de Napoleon Hill que a gente já falou aqui, né? E aí ele fundou uma empresa de... de... empresa de carpete. E aí ele teve muito sucesso com essa empresa. Teve muito sucesso porque ele aplicou tudo que ele aprendeu do livro. Só que aí ele acabou vendendo a empresa e se dedicando a essa área de desenvolvimento pessoal também.

Então ele foi, ele é nome conhecido, né? Ele faleceu 2022. Então teve uma vida até longa. E tinha uma postagem dos seis passos bem objetivo de como a gente faz para atingir uma meta. E assim, é simples, são passos simples, a gente vai falar eles aqui. Só que por que que se os passos são simples, por que que a gente não atinge a meta?

Não é? Quem nunca tentou? E o legal é que esse episódio que a está gravando agora ele vai ao ar bem no dia 6 de janeiro pela nossa planilha. Então nada melhor do que você está ouvindo esse episódio aqui, se é no comecinho do ano você está ouvindo você fala, pô beleza vou pegar esse trem e vamos atrás dessa meta. Então esse é o contexto e...

Jeferson (03:21.905)
É isso aí.

Edward (03:44.718)
Claro que não foi o Bob Proctor que postou, É a instituição que ele deixou aí, né? Que criou lá porque ele já faleceu. Mas vamos lá, o primeiro passo para você realmente conseguir atingir uma meta que ele coloca é fazer uma lista. Uma lista. E o que eu achei legal é porque tem tudo a ver com também a nossa metodologia, que é sonhar. É pensar no que você quer.

ou seja, sem autocensura, pensar grande mesmo. Normalmente o pessoal fala assim, ó, mira na lua porque você acerta o cume do morro.

Jeferson (04:26.833)
Pois é!

Edward (04:28.334)
né? Porque se você mira no cume do morro talvez você atinja o sopé dele.

Jeferson (04:35.025)
e ZAD.

Edward (04:36.11)
Então é interessante você ter metas audaciosas. E, claro, você pode pensar todas as áreas da sua vida. Então, na área de saúde, na área de finanças, na área de relacionamento, na área de espiritualidade, trabalho e assim vai. E agora vamos destrinchar qual é a meta e por que eu falei que 90 % das pessoas que estão ouvindo devem

ter essa meta também porque a meta que eu tô falando é de saúde de bem-estar e mais especificamente a minha meta é o seguinte eu tô numa condição física que eu considero boa mas eu tenho uma pochetezinha aqui na cintura que eu preciso eliminar que eu gostaria de tirá-la beleza

Jeferson (05:31.281)
Hmm...

Edward (05:33.454)
Então é ó, só pra você ter uma ideia Jefferson, e eu garanto que a maioria das pessoas aqui tem uns quilinhos que poderia dispensar aí, concorda? A maioria das pessoas tem, né? Certo? Não sei, você tem quilinho a mais aí ou tá tudo nos trinks Jefferson?

Jeferson (05:42.225)
ok certo

Jeferson (05:51.569)
Eu acho que eu tô nos trinques, eu acho que eu tô mais pra ganhar peso do que talvez pra perder, mas aí ganhando massa, claro, não ganhando músculo pra proteger o corpo e tudo mais. eu acho que termos de gordura talvez tem pouquinho a mais, mas não é nada de outro mundo. eu, particularmente assim, os meus indicadores estão belezinha, tal, claro, se você quiser perder pouco mais aí você vai entrar talvez num...

Edward (05:57.102)
Entendi.

Edward (06:07.534)
Sim.

Jeferson (06:15.985)
numa condição que aí que eu acho que esse ponto primeiro dele alcançar a meta que é pouco de clareza é imagina o seguinte se eu for dar passo a mais nesse sentido talvez o esforço que eu vou desprender para chegar nesse nível que eu né poderia ser próximo nível ele é muito grande não cabe na minha rotina é teria que ter uma série de outros protocolos associados para eu

sei lá, caí para taxa de gordura, sei lá, abaixo de 10, dígito. Mas aí a gente tem que pensar o seguinte, será que faz sentido? Então, eu acho que eu já estou numa condição de saúde boa, excelente, para mim está ótimo, é a manutenção, e aí cuidar, talvez para ter uma massa muscular melhor, questão de alongamento meu que eu não cuido realmente legal, então para proteger inclusive a minha coluna que eu já tive problema.

Edward (06:56.462)
É mais manutenção.

Jeferson (07:11.729)
Então eu acho que esses ajustes são mais importantes nesse momento do que talvez reduzir, por exemplo, a quantidade de gordura do corpo. Mas aí cada tem que fazer uma autoanálise. Isso que é importante, você falou de listar, eu acho que legal, porque além de listar, eu acho que depois a gente vai ter que priorizar. Certo? Você já tem a sua prioridade, mas dentro, inclusive, você falou do nosso método. Quando a gente fala lá dentro do Meta nos trilhos, uma das grandes...

Edward (07:20.43)
Entendi.

Edward (07:32.494)
Exato.

Jeferson (07:41.169)
Dois grandes problemas que existem. Uma pessoa tem uma lista muito grande e aí ela não foca, ela não consegue pinçar alguns itens que vão fazer aquele dominó, comece a cair. E o outro que não consegue sonhar. Às vezes a pessoa é mais... Ela não consegue se expor e falar, putz, eu quero isso, eu quero aquilo. Às vezes a gente tem as nossas... Acaba não tendo meta. Então esses dois extremos são perigosos. Então o método entra, faz você listar, aí depois...

Edward (08:01.262)
Ela acaba não tendo meta nenhuma.

Jeferson (08:10.769)
caminhando pouco mais no método, ver a parte da priorização, como a gente foca, faz o plano, enfim, nós vamos falar pouco mais aí, mas vamos lá, você ia comentar aí, talvez, da sua meta, isso? Perder a pochete!

Edward (08:22.222)
Então a meta é essa né, então é manter a saúde, perder a pochete, beleza? E assim, mas quem olha pra mim e fala, não, pô, você tá bem pra caramba, porque eu 82 quilos, me di hoje, acordei e me di 82 quilos com 1 e 83. Então esses são dois marcadores aí, se você fizer a relação peso e altura, tá beleza.

Jeferson (08:39.409)
Vamos lá 82 kg

Vai dar MC mais ou menos, vai dar MC muito bom eu acho.

Edward (08:48.846)
Exatamente, então beleza. Aí... Beleza, é claro que eu tenho outras metas. Então assim, nessa fase de fazer a lista, gente, tem que pensar todas as metas. Meta de viagem, meta de acertar relacionamento, meta financeira e tudo mais. Então eu tenho várias outras metas, evidente, mas na área da saúde essa é a meta que eu já venho perseguindo há tempo. Eu já venho...

E do começo do ano pra cá eu já tive uma evolução porque lembra Jepra, significativa.

Jeferson (09:19.537)
Significativa, inclusive, Uma evolução significativa, porque você teve problema de saúde no começo do ano, duas vezes, melhorou e tá na rampa, né?

Edward (09:28.334)
Então, porque esse que é o ponto, não é uma meta só da pochete. A pochete, vamos dizer assim, é aquela coisa final, Mas assim, eu já venho tomando suco verde todo dia por causa da imunidade, isso tem a ver com bem-estar. Então, todo dia, e não peguei gripe de novo desde aquele episódio, Jefferson, olha que coisa interessante. Você vê?

Jeferson (09:54.289)
show de bola significa que o protocolo que a gente passou lá deu bom e funciona show de bola

Edward (09:58.67)
ele funciona então além daquele do suco verde eu tomo vitamina complexo B vitamina D e ômega 3 isso aí toda manhã eu tomo uma cápsula normalmente eles falam para tomar duas três sei lá tem mas eu tomo uma cápsula de manhã e depois eu também tomo própolis né aquele top própolis concentrado lá então sempre tomo pouquinho umas 10 15 gotas no máximo

Jeferson (10:21.937)
Tchau,

Edward (10:28.782)
e diariamente. Então eu acho que tudo isso está colaborando para minha imunidade estar boa. E desde que eu tive aquele machucado na coluna também venho fazendo exercícios para fortalecer o corpo. Então musculação, calistenia e continuo com o karatê evidentemente. Beleza, então a meta está bem clara e agora vamos para o item... depois que você listou todas as metas ali...

você vai escolher aquele que realmente, mas realmente você queira. Então essa é o que o Jefferson falou, você vai fazer uma lista de 50 metas, aí você vai olhar e qual que eu quero mesmo, qual que eu quero mesmo. Então você começa a escolher os itens. Então assim, beleza, vamos usar o exemplo meu, eu tenho uma lista grande e eu escolhi a parte de saúde como uma meta que eu realmente queiro.

questão física beleza já fiz a seleção aí vem o terceiro ponto aqui tá então assim pode ser que você escolha dois três três coisas ali mas é para elencar no primeiro momento de todos os 50 ele enca porque ele vai ser a sua prioridade da prioridade e eu tô usando esse como exemplo agora vamos para o item 3 escreva o porquê

Olha pessoal, veja lá, até agora é tudo muito simples, é listar a várias, escolher as que são realmente importantes, escolhe uma, a que é mais importante, só uma, e aí escreva o seu porquê daquela meta. E aí Jefferson, você sabe o porquê da minha meta?

Jeferson (12:16.785)
e

Edward (12:18.35)
Ele deve desconfiar. Ele imagina, ele imagina. Mas assim, eu vou dizer, o porquê da minha meta, ele vem lá de trás.

Jeferson (12:19.985)
Eu acho que não. Eu acho que não. Vai, vou deixar você conta pra nós.

Edward (12:32.11)
De verdade, desde a adolescência eu sempre procurei cuidar do corpo, sempre corri, sempre quis ser uma pessoa esbelta. Esse é ponto. E sempre quis ter força, agilidade. Então é uma característica minha já de muito tempo. Mas teve uma época que eu tava... Eu acho que a gente tava até trabalhando no mesmo lugar, Jefferson, na época. E a gente trabalhava muito e a minha qualidade de vida tava muito baixa.

eu não tava fazendo exercício, tava comendo demais se eu não me engano na época eu tava com 96 quilos foi a época que eu atingi ou talvez pouquinho depois daquela época viu Jefferson foi talvez assim então teve período que eu tava bem atribulado ali realmente cheguei sabia que eu cheguei a 96 quilos Jefferson

Jeferson (13:21.617)
Sim.

Edward (13:22.99)
Você vê que coisa? Aí eu ficava olhando e falava não, não posso passar de 100, não quero isso Aí beleza Aí eu tava uma manhã porque eu fui ao médico, tudo e eu tava sério, eu já eu já tomo normalmente remédio para pressão que eu tenho a tendência de hipertensão desde a minha adolescência Então eu tomo, que é uma losartana potássica

dosagem mínima. Beleza! E aí eu estava tomando remédio para colesterol, para triglicérides e naquela mesma semana eu tinha pego o gripe e o médico tinha me receitado mais outros três remédios. Sabe o combo de gripe? Então eu estava tomando meia dúzia e eu de manhã separando os remédios o meu filho olhou falou nossa pai você está parecendo hipocondríaco

Jeferson (14:20.017)
Putz, aí foi chute na canela.

Edward (14:22.798)
Nossa, foi tapão assim, né? Aí eu falei, pois é, né? E eu realmente, aquilo pegou, eu falei, caramba, né? É verdade, né? É complicado, Por que que, né? Olha a situação. E aí, a partir daquele momento, eu realmente comecei... E momento foi antes do podcast Vida nos trilhos, foi uma época pouco antes. Aí, cara, eu falei, não, eu tenho que mudar isso. Aí, imediatamente naquela época, eu comecei a minha alimentação.

Bom, resumindo, as coisas voltaram no trilhos porque hoje eu não tomo mais nada disso, com exceção da losartana, que eu mantenho, essa eu mantenho porque eu sempre estou monitorando minha pressão e ela tem realmente a tendência de estar nos 14, se eu não tomo ela fica para os 14 e se eu tomo ela volta para os 12, enfim. Mas eu fico monitorando isso aí para ver se algum momento eu posso até prescindir disso, mas eu monitoro com

cautela. Bom, então o meu porquê é esse. Ali tem uma questão do que o meu filho falou e também tem a questão.

Jeferson (15:31.249)
Ou seja, você foi impactado, na verdade, pelo comentário do Dani que falou, puxa, olha o meu pai, né? hipocondrico com, sei lá, 40 e poucos anos. Já tomou animagem. Quando ele ficar velhinho lá com seus 70 anos, ele vai ter coquetel. Então ele falou, puxa, isso aí mexeu no seu íntimo porque machuca, né? Não no sentido negativo, mas ele te motiva, né? Ele fala, caramba, faz você refletir sobre a vida, né?

Edward (15:36.846)
É isso aí.

Edward (15:41.55)
News.

Edward (15:47.214)
É... arsenal.

Edward (15:57.838)
me motiva.

Jeferson (16:00.913)
Realmente, o caminho que eu estou indo. Será que eu quero isso para mim? E aí você começa a fazer os ajustes. E às vezes é importante isso, porque às vezes alguém dá uma chacoalhada ou uma situação da vida que vem, uma maneira talvez até intempestiva, ela faz você refletir sobre aquele problema, sobre aquela dificuldade, sobre aquele desafio. E parte do exercício aqui, quando a gente fala de escolher a meta, é justamente isso. Você tem vários itens.

E aí talvez você vai precisar escolher aquilo que vai ter dois, três itens no máximo, que vai trazer impacto maior na sua vida e vai ser o motor para começar uma mudança e uma transformação. Ou começar ou dar uma continuidade no processo de transformação. Porque quando a gente se conhece dentro do desenvolvimento pessoal, é essa reflexão que é importante. Isso é dos propósitos do podcast Vida nos trilhos. Trazer para você que está nos ouvindo essa reflexão e a importância...

Às vezes, de situações cotidianas que nos fazem refletir, mas, acima de tudo, nos faz mudar, mudar de vida e ter uma vida melhor, uma vida mais saudável, enfim, ninguém quer ficar doente. Então, o propósito do Edward aí já está escolhido, ele está com 82 quilos, e aí só uma observação, ele falou aí do episódio que a gente fez lá do suco verde, onde a comenta do resfriado, é o 376, eu procurei aqui...

Já marquei 3,7 e meio. Então, para quem não ouviu, volta lá. Foi bem bacana esse episódio. A gente fala sobre resfriado, alguns protocolos que a gente segue para poder ter mais saúde e aí eliminar a pochete, certo, Edward? Agora já tá.

Edward (17:42.574)
Agora é eliminar a porquê. Vamos lá. Então, continuando só rapidinho no porquê, uma das sugestões quando a gente pensa no porquê é você fazer os cinco porquês. Então, você pode falar, Edward, por que você quer perder a porquê para ficar com mais saúde? Por que você quer ficar com mais saúde? Então você tem que ir respondendo para viver mais.

e com qualidade, mas porque você quer viver mais com qualidade? Aí começam a vir as coisas mais importantes. Por que eu quero viver mais? Porque eu quero ver o que o mundo vai oferecer, eu quero construir coisas e eu quero acompanhar os meus filhos e quem sabe meus netos ou tudo mais, então você começa a pensar coisas assim mais...

é importante, mas por que que você quer isso? Porque eu não também eu não quero ser transtorno para os meus filhos na minha idade avançada entende? Então você começa a refletir sobre essas coisas. Então às vezes você vê pessoas por aí até mais novas do que eu Jefferson e você deve conhecer pessoas mais novas do que eu que têm uma capacidade física e uma saúde de marcadores bem pior do que o meu.

Jeferson (19:05.713)
Sim, isso é fruto da sua transformação, do karate, dos exercícios, isso tudo da alimentação traz. Exatamente. E a gente percebe, dentro da sociedade, questão vem de uma maneira muito contundente, eu acho que ela está vindo à tona, com mais intensidade, essa questão do cuidado mesmo nosso com a saúde, com o bem-estar.

Edward (19:05.934)
Porque eu...

Edward (19:10.702)
É da alimentação... Não vem de graça.

Jeferson (19:32.497)
e não de uma maneira reativa, onde eu vou no médico quando eu tenho uma doença. Sim, eu vou prevenir aquela doença. Então, se eu faço exercício, eu tenho uma alimentação adequada. Claro, tudo isso exige uma série de cuidados, uma sistemática, processo, autocuidado, uma reflexão, uma maneira intencional de você fazer tudo isso. Mas a gente já percebe o movimento onde as pessoas estão mais preocupadas com isso. E isso é ótimo, porque vai fazer...

com que realmente a gente tem uma vida mais longa e mais saudável e a gente não precisa dar trabalho para ninguém. Então eu acho que essa consciência e essa transformação do olhar de você ter uma maneira mais reativa e uma maneira mais preventiva, eu acho que ela é importante. E quando a gente fala dos porquês, tá muito ligado ali ao propósito. Por que a gente quer fazer? Aquele propósito mais profundo, aquela coisa que tá bem ali no nosso âmago. E quando a gente começa...

Edward (20:07.566)
Exato.

Jeferson (20:29.489)
cavucar e chegar nesse propósito, fica muito mais fácil eu sair do ponto A e ir para o ponto B, porque eu sei o porquê que eu quero e aquilo ali me motiva. Tanto que a gente fez o episódio lá sobre disciplina e motivação, a gente fez o episódio sobre procrastinação, ambos a gente fala pouquinho assim, a disciplina ela é extremamente importante, porque às vezes eu tenho que fazer independente da motivação.

Mas se a gente não tiver realmente uma clareza muito grande e propósito, a disciplina não vai ser sustentável ao longo do tempo. Por quê? Porque você não tem motivo. A hora que você tem aquele motivo, aí é o contrário. Pô, eu já tenho motivo, eu já identifiquei. Eu vou ter algum momento talvez que eu dou uma baixa, ok, aí a disciplina entra e faz você fazer o exercício ou...

Edward (21:09.934)
Eu não

Jeferson (21:24.913)
se cuidar independente da vontade. Aí você entra a disciplina. Mas no fundo, as duas elas se equiparam. Então, se ela não estiver equilibrada, vai dar ruim. Então, acho que esse exercício do porquê, é muito importante, inclusive lá no Metas também, a gente tem lá toda parte dos exercícios, tem a videoaula que fala bastante sobre isso, tem que escrever lá no manual do condutor.

Edward (21:25.166)
Exato.

Edward (21:34.19)
equilíbrio.

Jeferson (21:50.417)
ele vai provocando e vai indo camada por camada, vai meio que descascando ali e faz você realmente refletir e chegar no porquê. E quando você chega no porquê, a meta a ser atingida ou a disciplina ou o processo a ser estabelecido, ele fica muito mais simples. Então, eu acho que é importante realmente esse terceiro passo. A gente falou, o primeiro é listar, o segundo é escolher, ou seja, priorizar.

O terceiro aí é o porquê, o propósito. Podemos ir para o quarto?

Edward (22:20.622)
Por quê? Podemos, eu só vou comentar uma coisa do porquê, Porque além de não querer dar trabalho no futuro, eu quero poder colaborar. É diferente. Não é você... não tô dando... Oi?

Jeferson (22:33.809)
boa fizemos o episódio anterior episódio anterior lembra lá do servir

Edward (22:40.238)
servir exatamente você quer continuar sendo apoio para sua família uma referência você está presente você poder realmente pegar as coisas por mala cima do armário você quer poder sair andar até a feira trazer umas colas cheia lá e fazer tudo que é isso é simples mas muita gente não consegue porque depois descuidou então e a gente está aqui toda semana para isso

Jeferson (22:45.457)
para a sociedade.

Edward (23:10.286)
para continuar sendo essa motivação para vocês que estão aí ouvindo, né? E a gente vai se ajudando nesse processo. Então vamos lá no quarto. Crie Goal Card. O que que é o Goal Card? É cartão da meta. A sugestão é você ter cartão que você vai escrever a sua meta, você vai pôr na sua carteira, na sua bolsa, algum lugar que você pode olhar ela com frequência. Você pode até...

colocar uma imagem também, uma imagem futura, ainda com a inteligência artificial dá pra gente brincar monte com isso, Então, e você pode...

Jeferson (23:48.753)
Então no GPT e fala, cria sua imagem lá.

Edward (23:52.142)
cria a minha imagem, faz uma foto sua, Manda uma fotinho sua, daí ele faz com base na sua foto uma imagem sua parecida do seu eu futuro. É bem legal, o AGPT faz isso gente, é muito legal. Mas você tem que pedir pra ele. Ó, bom dia pro Iaco, que ele tá aí guardando a casa. E assim, você escreve nesse... é cartãozinho, é pequeno cartãozinho onde você escreve eu... você vai escrever eu tenho...

você escreve como se você já estivesse alcançado essa meta. Então é algo que você vai ler várias vezes durante o dia e que você pode colocar uma imagem para aquela meta ficar significativa e você não esquecer. E tem gente que faz o mural dos sonhos também, né Jefferson? Que é muito conhecido, que é mural com várias imagens do que você pretende, né? quero comprar uma casa, aí você põe uma foto de uma casa.

Jeferson (24:40.465)
Dang!

Edward (24:48.942)
quero passar num concurso, aí você põe lá, você feliz passando no concurso, enfim. Bom, esse é o 4. Agora vamos para o 5. O 5 transforme sua meta objetivos por quarters, ou seja, os objetivos têm que ser por trimestres. E agora que a gente vai no esquema aqui, porque, inclusive, nosso método, o nosso journal é trimestral.

ele cobre trimestre porque a gente daí você pode repetir quatro vezes por ano e isso que é legal porque 90 dias é prazo longo o suficiente para você ter resultado e também não é curto demais

Jeferson (25:37.777)
para você não conseguir ter a ferição da métrica.

Edward (25:40.59)
Exato, então ele tem uma medida muito boa os 90 dias, né? Repete e dá três meses, três meses, beleza, 13 semanas, exatamente. Então aqui é quando você concorda que para isso a gente tem que quebrar a meta, dividir, fazer ela mais só, então a minha meta final é essa, aí eu tenho que falar o que eu vou fazer...

Jeferson (25:45.233)
e depois repete o ciclo e vai repetindo os ciclos. 13 semanas.

Jeferson (26:01.425)
Atchim dragão

Edward (26:05.422)
e tudo mais. Então divido ano quatro trimestre, evidente, e defina o marco para cada período. E aí você vai priorizar ações que estejam alinhadas para cada dos seus... desse trimestre. E você vai definir objetivos-chaves que você vai rastrear. E agora...

Jeferson (26:29.521)
São as metas que você... Os indicadores que você vai medir ao longo da semana para saber se você está indo no caminho ou não.

Edward (26:37.518)
Exato e agora que a gente vai fazer isso conjunto aqui já é percebam porque o que eu vou fazer a gente vai fazer estabelecer algumas coisas aqui eu vou descrever rapidamente qual como que eu tô fazendo para queimar pochete beleza e e aí a gente vai sei lá você vai me ajudar a fazer como é que eu vou chegar lá e para ver se a gente está no caminho certo e você que tá ouvindo pode usar essa

isso que a gente está fazendo para você mesmo se você tem uma meta então de de perda de peso que segundo estudo Jefferson sério 90 % dos brasileiros tem essa meta 91 % né é 91 % a quem fez esse estudo foi deixa eu ver onde tá aqui nossa perdi a notação tá no final né

Jeferson (27:18.417)
91 %

Jeferson (27:30.161)
que estava no final enquanto enquanto você vai procurar anotação então vamos lá o que o bob proctor falou eu listei aqui então passo listar para você ter clareza segundo escolha ou seja você vai escolher vai priorizar terceiro verifique o porquê que é o propósito porque você está querendo alcançar essas essa ou essa meta ou essas três metas enfim

gold card ou seja se escrever ela algum lugar para relembrar ela ao longo do dia e trazer isso para sua mente consciente não e colocar ela lá no inconsciente também e o quinto os objetivos e aí aos indicadores por quarta para que você possa medir o progresso e saber se você está caminhando na direção correta ou não por exemplo a pessoa tem lá 90 quilos e quer cair para 85 ele tem que ir vai medindo

e vai vendo esse peso reduzir. Se o peso estiver aumentando, coisa precisa ser ajustada, certo,

Edward (28:29.678)
Exatamente. O Instituto Cantar. Então ele é instituto que faz pesquisas, parece que a base dele é na Inglaterra, e ele faz pesquisas para a tendência de consumo e tudo mais, hábitos, e 91 % dos brasileiros, que foi feito no Brasil, têm o bem-estar como objetivo principal de vida. Só que a ironia é que...

muito mais de 91%, talvez, acho que a maioria das pessoas não sei qual é a estatística de pessoas que não têm uma vida com equilíbrio, né? Então a gente percebe que no frigir dos ovos a gente, a maioria das pessoas não conseguem atingir isso. Então vamos lá, Jefferson, olha lá. Então no meu caso, eu tô com 82 quilos e tô com, eu tenho 1 metro e 83, né? A gente vai encolhendo a cada ano, né? Mas tudo bem.

Jeferson (29:03.153)
Então dá.

Edward (29:25.166)
com idade, a lenda que eu já tive 84 quando eu me alistei, era 1 84, mas beleza. assim, a minha rotina hoje, como é que ela é? Todo dia eu faço exercícios físicos de calistenia, que eles são revezados entre braços e pernas.

Jeferson (29:25.649)
O velhinho vai reduzindo.

Edward (29:52.718)
o programa que eu faço são cinco dias por semana, então teriam dois dias de folga. Então geralmente eu faço cinco e nos dois dias de folga eu faço alongamento, normalmente assim. Então pode ser que eu faça segunda, terça, alongamento na quarta, porque eu tenho Karatê, quinta, sexta, sábado e depois outro dia de alongamento, alguma coisa assim, tá? Então sempre estou fazendo.

Eles são três níveis nível 1, nível 2, nível 3. comecei o nível 2. Então o nível 1 é 12 semanas. E eu já passei pelas 12 semanas. Então tem barra. Tem vários exercícios que não são tão simples de fato. Então tem que conseguir fazer barra e tudo mais. Então são exercícios de força que me ajudam a ganhar massa muscular.

Jeferson (30:44.625)
Ok.

Jeferson (30:52.465)
Ok.

Edward (30:52.782)
Além disso, eu também faço academia. Então, eu geralmente faço três vezes por semana academia. Nas duas últimas semanas eu não fui na academia porque o meu exame médico... ele expirou. Aí como eu tinha ido ao médico, ele me devolveu lá...

agora autorização e hoje eu tenho que deixar na academia para poder voltar inclusive amanhã eu tenho que ir lá que amanhã é dia que eu gosto de que é no domingo tá e eu normalmente na academia eu faço uma hora de uma hora não 20 minutos de esteira correndo e andando correndo e andando então esse é o esse é o geral então eu tenho uma atividade física

Boa! Boa! Na questão de alimentação, geralmente durante semana, no almoço, que eu almoço na empresa, eu sempre como vegetais e proteínas. E o carboidrato que eu como é normalmente brócolis, alguma coisa assim, aqueles crucíferos, sabe? E eu pego uma colher de feijão. Não como arroz. Porque eu também não gosto muito de arroz.

Então basicamente é isso que eu como durante semana. À noite eu também procuro comer bem comedidamente né. Mas assim evidentemente que tem horas que eu como docinho ali, docinho aqui, ou por exemplo né, às vezes tem dias que a gente faz uma massa, aí eu eu como também, mas normalmente eu procuro não abusar.

fim de semana já é pouco diferente, fim de semana eu normalmente me permito pouco mais durante semana regradinho e fim de semana eu me permito pouco mais. Que mais? É, basicamente é isso aí. Então assim, agora eu tô pensando aqui como é que eu posso fazer, porque assim, você sabe a sua gordura corporal Jefferson?

Jeferson (33:08.977)
preciso olhar no relógio ali no celular deixa eu ver ele faz já e ele faz na hora vamos lá

Edward (33:17.006)
Caramba né, então vamos verificar a gordura corporal do Jefferson, porque eu não sei qual é a minha gordura corporal, mas eu acredito Jefferson, pelas vezes que eu já medi, que a minha deve estar perto dos 20 % por aí... talvez esteja nos 20%.

aí o meu objetivo seria descer para uns sei lá menos de 15 % a gordura corporal

Jeferson (33:48.177)
O tá 16.

Edward (33:49.838)
16, tá então então meu objetivo seria descer abaixo de 15 % é e aí claro né porque hoje assim eu também tô fazendo construção de massa magra e leva tempo né então assim eu não posso querer só focar no peso concorda? não é só peso porque eu vou perder uma para ganhar outro então são duas coisas acontecendo ao mesmo tempo no meu corpo

Jeferson (34:18.577)
troca.

Edward (34:19.469)
inclusive já teve uma época, já percei que eu estava pesando 75 quilos e foi vai uns três, quatro anos aí mas ali eu perdi só na alimentação não estava praticamente fazendo muito exercício estava num nível de exercício menor do que hoje e com certeza com uma capacidade de levantamento de peso menor do que hoje então assim

eu tenho que ter o equilíbrio entre as duas coisas. Beleza, o que que você sugere que a gente faça aí? O que que você vai cobrar de mim nesse período? Porque agora, gente, aí... Ó... Então, então vamos lá, só pra gente voltar aqui no... no... coisa do episódio. Então a gente tá aqui, gente, fazendo de maneira...

Jeferson (35:02.353)
Agora você vai ter que ajustar. Beleza, eu entendi.

Edward (35:15.15)
meio conjunto assim para definir qual vão ser meus objetivos agora daqui para frente né então vamos supor que eu tenho 20 % de gordura então acho que a primeira coisa que eu tenho que fazer é descobrir qual é o meu nível de gordura

Jeferson (35:29.777)
perfeito perfeito, aí

Edward (35:30.766)
correto? Então minha primeira meta que eu vou me determinar essa semana eu vou atrás disso e depois eu vou te dizer qual que é o meu nível de gordura. Beleza?

Jeferson (35:41.565)
fechou aí o ajuste no protocolo eu tenho só duas sugestões

Edward (35:46.638)
Delis.

Jeferson (35:48.497)
No dia que você vai na academia, duas vezes, você vai três. Então duas oportunidades, você vai fazer lá sua esteirinha, só que ao invés de você fazer os 20 minutos, lento, e dando suas corridinhas, você vai fazer treino mais hit. Você vai fazer por pra dois, e vai dar uma acelerada. E depois, treino de alta intensidade.

Ok?

Edward (36:18.222)
Então vamos lá, esteira como é que seria? Eu tipo, corro rápido por minuto, descanso. Corro rápido por minuto, entendi.

Jeferson (36:25.105)
descansa ou dois aí você vai ter que sentir o seu corpo dois pode ser do faz o protocolo 12 12 12 20 minutos vão dar aí alguns 369 12 vai dar uns sete tiros oito tiros tá bom

Edward (36:33.294)
E...

Edward (36:40.27)
1 rápido 2 lento e o lento pode ser andando andando rápido

Jeferson (36:42.321)
Isso. Aí você que sente seu corpo. vai... Isso aí. Porque aí você vai progredindo. Pode ser a maneira que você se sentir confortável pra depois fazer minuto rápido. Bem rápido.

Edward (36:50.318)
Sim.

Edward (36:55.502)
Beleza, é com certeza vai suar mais, eu vou suar mais com certeza e esse é o objetivo, já entendi. Beleza.

Jeferson (36:59.889)
isso aí beleza então ajuste no exercício acho que seria esse o segundo ajuste aí vem na alimentação é o o doce com o carboidrato aí cuidado no final de semana esse é o seu vilão hoje

Edward (37:22.03)
é e de fato porque assim eu percebo que a minha alimentação do modo geral quem olha assim fala não é ruim é muito boa mas porque que porque na verdade essa esse ponto que eu tô por exemplo se eu tivesse com 96 para chegar 82 é mais rápido do que de 82 para eliminar o finalzinho né

Jeferson (37:30.705)
É isso aí.

Jeferson (37:38.129)
Seria fácil.

Jeferson (37:43.441)
que seja 79 a gente pode até por aqui ó 79 80 vai pra você porque aí realmente é dois quilos de gordura e se você trocar por músculo ficaria 82 por 82 só vai precisar reduzir pouquinho só o peso vamos por a meta de 80

Edward (38:00.526)
é vamos vamos por 80

Jeferson (38:04.273)
80 então a meta de peso 80 e aí eu acho que com esses dois ajustes aí tomando cuidado aí no docinho por esse período fazendo o hit eu acho que você vai conseguir avançar e aí você vai mostrar para gente lá no instagram certo a gente vai fazer o acompanhamento pelo instagram comigo você vai fazer no whatsapp se for comer doce me avisa eu verifico qual é o tipo e

Edward (38:07.214)
Great tent.

Edward (38:23.054)
Exatamente.

Jeferson (38:34.641)
E agora eu tenho...

Edward (38:34.894)
O problema do doce sabe qual que é? Tipo assim né? Eu até tava vendo uma postagem do Brian Johnson que a gente falou no episódio passado sobre o sono e ele falou assim se você viu pacote de cookie e comeu só parabéns

Jeferson (38:55.537)
Tem que ser zero. Você quer tirar a pochete, lembra do objetivo, eliminar a pochete.

Edward (38:57.902)
Não, não, não, não, não, assim, é que você entende que a gente normalmente não come só Esse é o problema, na verdade foi essa a abordagem dele. Se você comeu só é que nem o brigadeiro, Você vai numa festa e come só brigadeiro. Porra, você tá de parabéns. Porque normalmente a gente não come só concorda?

Jeferson (39:05.84)
Exato, essa a dica dele. E agora?

É isso aí.

Jeferson (39:21.809)
Exato, concordo.

Edward (39:23.982)
E é aí que mora o perigo.

Jeferson (39:27.185)
E aí que mora o perigo. Agora é, Edu, eu quero melhorar a sua meta aí. Já que você vai estar fazendo essa... Eu vou te desafiar colocar uma meta tão importante quanto, já que você vai buscar essa aqui, eu vou te ajudar. Na outra também eu vou te ajudar. Mas o meu desafio pra você, vamos ver se você topa. O nosso canal no Instagram chegar a 100 mil 2025. E no primeiro quarter, 10 mil seguidores.

Edward (39:32.782)
Beleza!

Edward (39:45.902)
Vamos lá!

Edward (39:57.358)
Pera aí, vamos lá. Agora é outra meta. Mudou a meta, gente.

Jeferson (39:59.985)
E essas métricas são... Essa é a meta que vai ser uma, como você vai estar reportando, dos objetivos vai ser a gente também crescer o canal do Instagram Vida nos trilhos. Nós vamos contar com a ajuda da audiência, o pessoal vai compartilhar, vai te ajudar a alcançar essa meta, vai ser uma meta nossa conjunto, mas a meta é o seguinte, 25 e terminar com 100 mil...

Edward (40:15.662)
Então vamos lá, 2025...

Jeferson (40:28.561)
inscritos no Instagram. E no primeiro quarta, 10 mil. E aí?

Edward (40:35.854)
10k... Quarter... Caramba! Vamos ter que correr atrás disso aqui! Vamos lá! Não, beleza, vamos embora! Vamos fazer! Beleza! Então assim, olha gente, meu Deus, a primeira e quarta a gente já tem que passar dos 10k.

Jeferson (40:48.209)
Vamos embora? Eu vou te ajudar. Vamos lá, vamos fazer esse trem decolar.

Jeferson (40:57.969)
Exato, três meses.

Edward (41:00.078)
3 meses, tem 3 meses aí pra gente pensar como gente passa dos 10k no Instagram. Então assim, por que pessoal? Eu vou estar também reportando o que eu tô fazendo, os exercícios, então eu vou reportar meus treinos e pro pessoal ir se inspirando e a gente tá, eu tá fazendo essa... esse feedback aí pro Jefferson, né? E no caso assim...

Jeferson (41:04.944)
É isso aí.

Edward (41:26.542)
Eu vou começar a fazer porque hoje a gente está gravando numa data que é antes do dia 6 de janeiro que vai ao ar esse episódio. Então com certeza você que ouvia esse episódio nesse dia eu já vou ter avançado. E aí o que vai acontecer? Olha, olha, eu vou falar mais ou menos quando a gente está no amanhã dia 1º, certo Jefferson de dezembro. É hoje é 30 de novembro, mas esse episódio dia 6. Então na verdade você...

Jeferson (41:46.321)
Hoje é 30 de novembro. O episódio vai ao ar no dia 6 de janeiro de 2025.

Edward (41:56.174)
eu já vou estar mês adiantado aí, mais ou menos. mês de avanço. Então já entra no Instagram, já dá uma olhada nas postagens. Você vai ver, caraca, será que o cara conseguiu? Não, você já vai saber exatamente se eu tô tendo sucesso ou não. Você não vai precisar nem esperar muito. Deixa eu dar uma espiada aqui pra ver como é que o cara tá. Beleza?

Jeferson (41:58.705)
E se vê na hora!

Jeferson (42:02.833)
LAMBUJA

Jeferson (42:08.305)
Isso.

Jeferson (42:12.785)
Isso aí!

Jeferson (42:22.065)
Então, ó, gostei então duas metas de eliminar pochete e crescer o canal do Instagram e lembrando do...

Edward (42:30.606)
Tá, mas assim, pra crescer o canal do Instagram a gente tem que saber quanto a gente tá hoje. Quantos seguidores a gente tem hoje? pouco mais de 300. Olha lá gente, então outra coisa que vocês vão ver, você que vai estar ouvindo janeiro, tem o 300 e alguma coisa. Então assim...

Jeferson (42:38.257)
pouco mais de

Jeferson (42:48.817)
Deixa eu já ver o número já.

Jeferson (42:54.065)
Puxa, Edward, eu errei! 486!

Edward (42:58.094)
tá bom então vamos lá 486 então concorda que se a gente quer 10 mil a gente precisa no dia 6 de janeiro quantos

Jeferson (42:59.889)
Exato.

Jeferson (43:08.433)
9500

Jeferson (43:13.297)
No dia 6 de janeiro não, no dia... Lá no final de março, correto?

Edward (43:16.27)
Não. Isso, no final de março 10k, mas no dia 6 de janeiro quanto? Mil pelo menos?

Jeferson (43:19.313)
Isso. Meu!

mil vamos lá vamos começar com mil temos mês aí para chegar a mil e esses mil vai ajudar a gente a chegar nós vamos

Edward (43:26.798)
1000 beleza não esse está super razoável beleza então aí o pessoal que está assistindo já vai ver pô será que tá 1000 mesmo no dia 6

Jeferson (43:38.225)
É, porque ó, concorda que você vai ter que medir o peso, você vai ter que ver a sua gordura corporal, nós vamos estabelecer depois as quantidades de postagens, né, a quantidade de seguidores, enfim, aí a gente calibra os indicadores, mas...

Edward (43:53.038)
Aí a gente calibra e claro daí eu vou reportando né essa coisa. Agora com relação a gordura corporal Jefferson eu tô voltando a minha meta eu tô com 20 % qual sua sugestão?

Jeferson (44:04.401)
Não, eu não sei quanto você tá.

Edward (44:06.414)
Eu devo estar com 20%, mas qual seria a sugestão de uma gordura corporal bacana que você acha?

Jeferson (44:08.017)
Beleza!

Jeferson (44:11.857)
Então, dizem que é abaixo de 15 e 12, entre 15 e 12, para uma pessoa comum, agora se você for cara muito fera, que é aqueles super disciplinados, tem gente que trabalha com dígito, mas eu acho que dígito é mais desafiador, não sei se é para todo mundo, Então eu acho que, sei lá, 15...

Edward (44:28.942)
não não é o meu objetivo também né porque a gente sabe que daí você tem 15 beleza

Jeferson (44:34.225)
Você vai reduzir 20%, ou seja, com 20 % menos gordura, provavelmente boa parte da sua cintura que você vai medir vai ser eliminada. Então você tem que medir a cintura.

Edward (44:42.99)
Então beleza, meu objetivo pessoal tá lá, tá marcado. três meses, 90 dias, que acontece a partir de hoje, dia 30 de novembro, esse episódio indo ao ar no dia 6 de janeiro, vocês já vão estar vendo mês aí de avanço, mas ao final desse período 15 % de gordura.

Jeferson (45:04.017)
mais ou menos show de bola beleza e aí para concluir para concluiu só para repassar aqui as dicas do Bob Proctor para a gente alcançar nossas metas com consistência e tudo mais listar passo lista para que você tenha clareza do que você quer

Edward (45:06.03)
Beleza? Então é isso aí!

Jeferson (45:23.121)
Segundo, escolha, ou seja, você vai priorizar as suas metas. Terceiro, o porquê, ou seja, vamos verificar o propósito, vamos criar a motivação, quais são os motivadores para você buscar a sua meta. Quarto, o cartão Golden Card, ou seja, você escrever lá qual é a sua meta e ter ele mãos para você estar sempre espiando ele, lendo e relembrando a sua meta. E depois o objetivo aí por quarta...

definir os indicadores quais são os passos e tudo mais. Fechou é isso? O 6 nós vamos falar agora.

Edward (45:56.558)
E tem e tem o 6. O 6 é trabalhe sua meta diariamente. É isso aí. e obviamente eu estarei trabalhando minha meta diariamente porque com esse protocolo de exercícios que eu já faço de alimentação isso é diário. E como concomitantemente a gente quer crescer o canal e a gente vai eu vou estar postando essas coisas e o Jefferson também vai estar postando coisas aí então

Jeferson (46:04.657)
É, isso aí.

Edward (46:26.67)
Então obviamente que diariamente eu vou estar dando alguma satisfação sobre isso, beleza? E aí a gente segue o jogo. Então é isso.

Jeferson (46:35.601)
Fechado.

Jeferson (46:40.401)
Vamos nessa Edward, começando o ano com tudo, pessoal? Vamos lá! Motivados, vamos melhorar a nossa saúde, vamos crescer o canal, ajuda a gente, entra lá, gostou do episódio, compartilha, manda o seu comentário e interage com a gente lá.

Edward (46:41.71)
Vamos nessa.

Edward (46:45.614)
negócio ficou que ficou...

Edward (46:53.102)
vai no Instagram, vai no Instagram e segue a gente lá porque aí você vai estar vendo, você vai saber tudo que aconteceu e você vai estar vendo se o veinho aqui tá tendo progresso ou não.

Jeferson (46:57.361)
Isso.

Jeferson (47:08.049)
Isso, é isso. E o mais importante, compartilha com os amigos, para a pessoa que você acha que vai ajudar, precisando ouvir essa mensagem, compartilha lá porque aí você vai ajudar a pessoa e vai ajudar o Edward e nós aqui na nossa meta de crescer o canal.

Edward (47:22.862)
É isso aí, então ficamos por aqui e até a próxima semana no nosso próximo bate-papo aqui no Vida nos Trilhos. Valeu, até mais, tchau tchau!

Jeferson (47:32.08)
Valeu, tchau tchau!

Junte-se a nossa comunidade de leitores para receber informações sobre desenvolvimento pessoal, saúde, metas, espiritualidade e empreendedorismo.

Você também ira receber o Guia para definir suas Metas. Venha transformar a sua vida e fazer deste ano o melhor de sua vida.